O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado em 29 de agosto. Pensando na data comemorativa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou uma série de atividades voltadas para mulheres lésbicas e bissexuais em Salvador.
Leia também:
Brasil terá cirurgias inéditas de redesignação sexual pelo SUS; veja
VLT de Salvador não terá catracas e multa para quem não pagar; entenda
Duas grávidas dão à luz na rua em menos de 24 horas na Bahia
A programação começou na manhã deste domingo (25), com a II Caminhada LésBi Salvador – “Reivindicar direitos, Para Celebrar a Vida”, no Farol da Barra. Além da prática esportiva, foram realizadas ações de educação em saúde, distribuição de insumos de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como preservativos internos, preservativos externos e gel lubrificante. Também foram disponibilizados autotestes de HIV.
PROGRAMAÇÃO
Na próxima terça-feira (27), ocorrerá o encontro virtual “Discutindo sobre a saúde de mulheres lésbicas”, das 8h30 às 12h. A proposta é voltada para profissionais de saúde da SMS e abordará as temáticas “Atendimento à saúde livre de lesbofobia: como acolher mulheres lésbicas?” e “Lésbicas e a maternidade: caminhos possíveis”.
Já no próximo domingo (1º) chega o momento da ação "Mulheres LésBi em Atividade – Saúde em Campo”. Ela ocorrerá na Praça Marquês de Olinda, no fim de linha do Garcia, a partir das 8h, e ofertará insumos de prevenção combinada ao HIV, agendamento para acolhimento e consultas, como preventivo e outros exames, pelo Ambulatório Municipal Especializado em saúde LGBT+.
A programação foi criada para prestar assistência livre de preconceito e discriminação, além de ampliar o acesso da população de mulheres lésbicas e bissexuais às ações de promoção e prevenção à saúde.