26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tá de olho - 06/11/2025, 19:35 - Agência Brasil e Da Redação

Mais um pra lista! Anvisa proíbe outro produto brasileiro; saiba qual

Produtos serão retirados das prateleiras de todo o país

Produtos contém Ozônio
Produtos contém Ozônio |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A lista de proibições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não para de crescer no Brasil. Desta vez, o órgão proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados.

Leia Também:

Também foi determinada a apreensão dos produtos, que têm adição de ozônio — um tipo de gás que não possui avaliação de segurança para uso como parte de suplementos alimentares ou em compostos líquidos prontos para o consumo, como energéticos. Atualmente, a autorização para uso de ozônio é apenas como agente de desinfecção no tratamento de água.

Segundo a agência, a empresa divulgou propagandas desses alimentos com indicações terapêuticas e alegações funcionais e de saúde não aprovadas, como a afirmação de que o produto “oferece suporte nutricional para o funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular".

A Anvisa esclarece que as autorizações para suplementos alimentares estão relacionadas a papéis metabólicos dos nutrientes ou substâncias no organismo, quando consumidos como parte de uma dieta.

“Nenhuma das alegações aprovadas para alimentos está associada com finalidades medicamentosas ou terapêuticas, que são exclusivas de medicamentos e devem ser comprovadas cientificamente”, explica a agência, em nota.

No mês passado, a Anvisa já havia proibido a venda e o uso de 69 cosméticos capilares à base de ozônio da marca Ozonteck. Segundo a agência, apesar de serem registrados como cosméticos, o fabricante alega que os itens têm atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto.

exclamção leia também