Além de ser famosa pelo acarajé, cacau e tantas outras iguarias, a Bahia agora busca reconhecimento pela qualidade de sua cachaça. A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) está participando da 33ª Expocachaça, uma das maiores feiras dedicadas à bebida brasileira, que acontece no Center Minas Expo, em Belo Horizonte. O evento, que começou nesta quinta-feira (4) e vai até domingo (7), também inclui feiras de cervejas e doces, além de atrações musicais.
A pasta está promovendo a Rota dos Engenhos - Sabores das Cachaças da Bahia, com a presença de 11 produtores locais. Visitantes da exposição podem conhecer cachaças produzidas em seis regiões turísticas da Bahia: Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Costa do Cacau, Costa das Baleias, Caminhos do Oeste e Costa dos Coqueiros. Entre as cachaças expostas, destacam-se rótulos premiados nacional e internacionalmente, como Matriarca de Medeiros Neto e Rio do Engenho de Ilhéus.
Leia mais:
Até 2025! Ano letivo da UFBA só dever terminar em fevereiro
Fábrica de Sons inscreve jovens para aulas gratuitas
O roteiro dos engenhos baianos permite que os turistas acompanhem todo o processo de produção da cachaça. Desde a colheita da cana-de-açúcar, passando pela moagem, fermentação e destilação, até o envelhecimento e engarrafamento da bebida, os visitantes vivenciam cada etapa da fabricação.
A iniciativa visa atrair mais turistas e consolidar a cachaça baiana como um novo produto turístico de destaque, ampliando as opções de atrações no estado. A estratégia é mostrar que a Bahia oferece uma diversidade de experiências únicas, revelando a riqueza de sua cultura e tradições.