25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Música cura! - 05/07/2024, 06:20 - Da Redação

Fábrica de Sons inscreve jovens para aulas gratuitas

Serão ofertadas 128 vagas para aulas com vários instrumentos

Aulas de violino fazem parte do programa
Aulas de violino fazem parte do programa |  Foto: Divulgação/Paulo Reis

A escola de música Fábrica de Sons, com o apoio da Pedacinho do Céu Education, está com inscrições abertas para alunos da rede pública de Cajazeiras e arredores, que estejam cursando do 6º ano ao ensino médio, para aulas gratuitas de música. As inscrições vão até sábado (6) e podem ser feitas através do link disponível no perfil do Instagram @sonsdafabrica.

O candidato deverá seguir a página. Serão ofertadas 128 vagas, distribuídas entre aulas de violão, violoncelo, violino, viola de arco, teclado, piano, ukulele e canto popular. Em caso de menores de idade, o responsável deverá assinar o termo de responsabilidade e compromisso de imagem.

O objetivo do curso é promover uma atividade intelectual, autonomia e oportunidade de carreira aos participantes. “O pós-pandemia deixou os jovens dispersos. Falo isso como professor, no quesito de foco e concentração em algo que é artístico, não só no apreciar, mas no fazer, no produzir. O jovem ficou muito voltado para equipamento digital como material de estudo”, afirmou Paulo Reis, professor e fundador do projeto.

As aulas terão início no dia 27 deste mês e acontecerão às sextas e sábados, no espaço cedido pela Pedacinho do Céu. O aluno interessado em se inscrever não precisa dispor de instrumento próprio ou conhecimento prévio de música. O término do curso será no dia 7 de dezembro, e os alunos farão uma apresentação no Festival Fábrica de Sons, no Espaço Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos.

“Para resumir, é uma oferta onde nós pensamos em contemplar os jovens com uma arma importante que é a educação. Um violino nas mãos faz um ruído muito mais melódico do que os ruídos dos tiros das armas que são disparados nas periferias”, afirmou o professor. “O aluno tem os professores, mas também adquire a autonomia para fazer o próprio trabalho, criar o próprio repertório, como eles fazem, postam nas suas próprias redes sociais com o acompanhamento da família”, concluiu.

O projeto, que é independente e segue com recursos pessoais do fundador Paulo Reis e o apoio da Pedacinho do Céu Education, vem gerando frutos. Adson Alves Vianna, 13 anos, quer seguir como músico no futuro e aprendeu a tocar piano nas aulas da Fábrica. “O projeto me ajudou de várias maneiras, mas o principal foi encontrar um dom musical e na socialização, pois lá todos se ajudam”. Interessados em ajudar o projeto podem entrar em contato pelo Instagram ou do email ([email protected]).

exclamção leia também