26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Qualificados - 15/01/2026, 07:00 - Vitória Sacramento*

Mais de 200 mototaxistas e motofretistas são certificados pela Setre

Profissionais certificados também terão acesso a uma linha de crédito da Desenbahia

Kits que foram entregues
Kits que foram entregues |  Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Mais de 200 mototaxistas e motofretistas que atuam no transporte de pessoas e mercadorias, em 16 municípios baianos, foram certificados, na terça-feira (13), pelo Projeto Condução Decente, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A cerimônia aconteceu em Salvador e também marcou a entrega de kits de equipamentos de proteção individual para profissionais de municípios do estado .

Voltado à qualificação profissional, segurança no trânsito e reciclagem de condutores que trabalham diariamente nas ruas, o projeto oferece cursos com conteúdos como direção defensiva, legislação de trânsito, ética, cidadania e saúde no trabalho. Além disso, os participantes recebem gratuitamente equipamentos de proteção, a exemplo de capacetes, coletes, antenas corta-pipa e bags térmicas.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou a importância da iniciativa para a valorização da categoria. “Os cursos de qualificação profissional do projeto ajudam a aprimorar a atuação desses trabalhadores com conceitos de direção defensiva e legislação, além do fornecimento gratuito dos equipamentos de proteção individual, como capacetes e coletes, com respeito às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito”, afirmou. O secretário também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais para adquirir novas motocicletas e anunciou uma alternativa. “Por isso lançamos uma linha de crédito com juros mais baratos do que os ofertados pelos bancos tradicionais, através da Desenbahia”, completou .

Com mais de 20 anos de atuação em Salvador, o mototaxista Bruno Gomes, de 53 anos, avaliou a qualificação como fundamental para quem já está há muito tempo na profissão. “Se a gente não faz uma reciclagem, cai no ostracismo, na rotina. No curso, a gente relembra a necessidade de ter atenção ao pneu da moto, ao óleo, combustível e às sinalizações de trânsito. A gente preserva a nossa integridade”, relatou.

Leia Também:

O governador Jerônimo Rodrigues participou da entrega dos certificados e dos equipamentos e reforçou o papel essencial dos mototaxistas e motofretistas para o funcionamento da sociedade. “Quando um trabalhador não tem uma condição regularizada, ele fica inseguro. Nosso trabalho deve ser o de valorização desta categoria profissional, de quem acorda cedo para transportar pessoas, medicamentos e mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com equipamentos e linha de crédito, para o profissional ter um veículo decente. O Brasil não vive sem a profissão de vocês”, declarou .

Os motofretistas receberam kits com colete, capacete, antena corta-pipa e bag térmica, enquanto os mototaxistas receberam colete, dois capacetes e antena corta-pipa. Até 2027, o Projeto Condução Decente prevê a qualificação de 6.500 profissionais em 75 municípios baianos.

Os profissionais certificados também terão acesso a uma linha de crédito da Desenbahia para aquisição de motocicletas novas, com cilindradas entre 125 e 190. O financiamento oferece prazo de até 60 meses para pagamento, sem carência, e taxa de juros de 1% ao mês, condicionada à análise de crédito .

A iniciativa é executada pela Setre em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), SEST SENAT, Detran-BA, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

*Sob a supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também