
Ilhéus foi consagrada como a Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate. O título foi concedido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que sancionou um projeto de lei com este reconhecimento ao município baiano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (19).
Leia Também:
A proposta partiu da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Para a autora do projeto, Ilhéus tem um papel importantíssimo para a cacauicultura do país, sendo um dos principais polos de produção brasileiros.
De acordo com dados do Governo do Estado, o sul da Bahia concentrava mais de 100 marcas de chocolate de origem, sendo que grande parte estava sediada em Ilhéus, no ano de 2024.
Outro fator considerado é que, desse total, cerca de 70% da produção vem da agricultura familiar, o que reforça o papel social e econômico do setor para pequenos produtores.
Além disso, o município abriga a fábrica solidária da ChocoSol, que foi inaugurada em 2023 e beneficia o cacau produzido na região, tendo capacidade para produzir até 1,2 mil quilos de chocolate. Isso amplia o valor agregado à produção local.
