27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

EMPERROU O JULGAMENTO - 09/07/2024, 14:53 - Da Redação - Atualizado em 09/07/2024, 15:20

Lei sobre fornecimento de água grátis fica 'off' após adiamento no STF

Fornecimento de água gratuito engloba restaurantes de cidade brasileira

Já existem três votos para manter a lei
Já existem três votos para manter a lei |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O julgamento do recurso contra a lei que obriga restaurantes a oferecerem água filtrada gratuita aos clientes foi suspenso, no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (9). A priori, o ministro Gilmar Mendes solicitou um pedido de vista, que significa mais tempo de análise.

Com isso, ainda não há data para o recomeço do julgamento, que teve início no plenário virtual no fim do mês passado. Já existem três votos para manter a lei.

Tanto o ministro Alexandre de Moraes quanto o ministro Flávio Dino acompanharam o voto do relator, Dias Toffoli. Eles são contrários ao pedido de invalidação da norma da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR).


Leia mais
Em 2024, Bahia mantém 100% das escolas estaduais com água potável
Governo libera entrada de garrafa de água em eventos a partir de hoje

Segundo informações divulgadas pelo portal g1, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) acionou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) contra a norma. Do contrário, os desembargadores consideraram válida a regra.

Posteriormente, a ANR recorreu ao Supremo, quando alegou que a lei fere princípios constitucionais, a exemplo da livre iniciativa e do direito à saúde. Além disso, o órgão alegou que a medida causa prejuízos aos locais. O julgamento foi retomado, em junho, no cenário do plenário.

exclamção leia também