
Os infratores envolvidos com o furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos utilizados na distribuição de energia elétrica podem receber uma punição braba com a sanção de uma nova lei. A medida foi publicada no Diário Oficial da União em 29 de julho, mas foi divulgada pela Coelba nesta sexta-feira (8).
Leia Também:
Segundo a empresa, a Lei nº 15.181/2025 reconhece esses tipos de crimes como qualificados e prevê prisão de 2 a 16 anos, além da aplicação da multa, cujos valores não foram informados. Em ocorrências que interrompam serviços essenciais ou em situações de calamidade pública, a pena será dobrada.
Veja alguns flagras da prática ilegal:
O fato deixa a Neoenergia Coelba em alerta. Apenas no primeiro semestre deste ano, apurações da companhia elétrica registraram cerca de 280 casos de furto de cabos na Bahia. O crime afetou o fornecimento de energia para 140 mil pessoas. O volume cresceu 65% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Devido aos 'perrengues' causados pelos roubos, a Coelba iniciou uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia para desenvolver investigações com foco em localizar e identificar os receptadores dos cabos. Ações também estão sendo desenvolvidas para tornar o acesso ao sistema elétrico mais complicado.
Confira algumas:
- Inibidores de acesso nos postes de energia estão sendo instalados para impedir o acesso de pessoas não autorizadas;
- Caixas da rede subterrânea estão sendo substituídas por materiais chumbados com solda e concreto, para dificultar os roubos.
Além das complicações para a empresa, o furto e manuseio dos cabos energizados sem o devido equipamento ou proteção pode trazer ferimentos graves, como queimaduras, fraturas por queda e até a morte.
Canal de Denúncia
Caso veja alguma pessoa acessando postes ou mexendo na rede elétrica sem a farda da Neoenergia Coelba, denuncie imediatamente a situação por meio do Disque Denúncia Bahia, pelo número 181. Em caso de interrupção de energia, contate a Neoenergia Coelba pelo teleatendimento 116.