
A Biblioteca Central do Estado da Bahia sediou, nesta quinta-feira (3), em Salvador, o evento “Memórias e Reflexões: 61 Anos da Ditadura na Bahia - Impactos e Legados”, que teve como um dos objetivos conscientizar - em especial os jovens -, sobre o verdadeiro conceito de democracia e o que foi o período da ditadura. O encontro, que aconteceu por meio de uma roda de conversas, reuniu estudantes, historiadores e outros membros da sociedade civil.
Leia Também:
Presente no local, o diretor da biblioteca, Marcos Viana, explicou o motivo pelo qual os jovens precisam estar antenados com esse tema. "Esse evento foi destinado a um público amplo, geral, mas com foco principalmente na juventude. Ele surgiu da necessidade de discutir a questão da democracia porque, atualmente, muito se fala da questão democrática, mas os jovens não conseguem perceber muito bem o que foi este momento da ditadura", disse Marcos em entrevista ao MASSA!.

A professora e doutora em Ciência da Informação, Denise Braga, uma das palestrantes, também expôs sua opinião sobre a necessidade de discutir esse assunto na sociedade.
"É importante falar sobre ditadura, acho que principalmente no atual contexto, porque temos passado por alguns momentos de revisionismo histórico com essa disseminação de desinformação. Muitas pessoas, inclusive, não acreditam que houve ditadura, que pessoas não foram torturadas. Mas quando a gente vai rever a documentação, quando a gente vai ouvir pessoas que viveram aquele processo, famílias que foram vitimadas e desapareceram por discordar de um sistema antidemocrático”, declarou.

O debate também relembrou as restrições aos direitos políticos, a censura e a repressão, além de ter discutido os efeitos da ditadura para a sociedade atual.