
As inscrições para o segundo módulo do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, ofertado gratuitamente pelo Instituto Yduqs em parceria com o Centro Universitário Estácio, estão abertas. Os interessados serão acolhidos entre os dias 1° e 23 de julho, das 10h às 21h, portando RG, na secretaria da Estácio em Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador,
Leia Também:
De modo geral, a participação nas aulas é gratuita e já inclui material didático. Há cerca de um ano, o programa está dividido em módulos I e II. Em resumo, o primeiro foi elaborado pelos professores da equipe para atender aos alunos que desejavam ampliar a capacidade de leitura e escrita, após o término do módulo I.
Já a segunda parte do programa é voltada para a prática de leitura, escrita e interpretação de texto. “Nesta etapa, o foco é desenvolver a escrita e leitura adquiridas no primeiro momento”, cita a coordenadora do projeto na Bahia, a pedagoga e psicopedagoga Marialva Gargur.
Os dados de 2024 do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) indicam que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é considerada analfabeta funcional.
“A alfabetização não se limita apenas ao aprendizado das letras e palavras, mas também envolve o desenvolvimento de competências críticas, como a interpretação de textos, a capacidade de expressão, a compreensão de informações cotidianas e até o letramento digital”, salienta a coordenadora Marialva Gargur.
O projeto, nos primeiros 6 anos de atuação, formou mais de 1.300 estudantes, entre 20 e 70 anos, em 14 campi de ensino da Estácio, espalhados pelo país As aulas deste novo módulo em Salvador iniciam 24 de julho, um dia após a finalização das inscrições.