29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Hora de estudar - 17/07/2024, 06:15 - Vitória Sacramento

Instituto abre inscrições para aulas gratuitas de alfabetização

Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho

Estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores
Estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores |  Foto: Divulgação

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, está com as inscrições abertas para o segundo semestre de 2024 do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. O programa é gratuito e oferece todo o material didático necessário, além de aulas com professores qualificados.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, pelo link disponível no perfil (@institutoyduqs) ou em um dos 15 campi da Estácio participantes.

Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.

Com o objetivo de oferecer um aprendizado ainda mais completo e fortalecer as habilidades dos alunos a partir deste ano, o programa conta com dois módulos de quatro meses de duração cada, sendo o módulo I: Alfabetização básica, com foco na leitura e escrita de pequenos textos e resolução de problemas matemáticos simples. E o módulo II: Aperfeiçoamento da leitura, interpretação de texto e escrita.

Marialva Gargur coordenadora do projeto na Bahia destacou a importância da alfabetização depois de adulto como um agente para transformar a realidade em que se vive “O projeto vem com objetivos claros de inclusão social. Então, na realidade, aprender a ler e escrever faz do sujeito do indivíduo um cidadão”, afirmou a coordenadora.

"Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.700 alfabetizados. No primeiro semestre de 2024, lançamos o módulo II, que irá atender também aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs

O programa já alfabetizou mais de 1.700 pessoas em seis anos de atuação. Um dos exemplos é o baiano Denilson Santos, de 49 anos, que abandonou a escola quando criança para trabalhar e ajudar a família. Hoje, ele é dono de uma loja de material de construção e diz que o programa foi "como tirar uma venda dos olhos".

“Tenho dois anos fazendo o curso, é um preparamento muito bom para quem deixou de estudar, não tive a oportunidade mais cedo de estudar. Construi família e tive que trabalhar para ajudar em casa”, disse.

exclamção leia também