29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

SALVADOR - 12/12/2024, 12:28 - Isabela Cardoso e Vinicius Viana

Isabela Suarez celebra 1ª procissão de Guadalupe: "Retomar essas tradições"

Celebração acontece nesta quinta-feira (12) data que celebra o dia da Virgem de Guadalupe

Imagem da santa de Guadalupe embarcando na Marina de Salvador na embarcação Ouro Azul
Imagem da santa de Guadalupe embarcando na Marina de Salvador na embarcação Ouro Azul |  Foto: José Simões / Ag A TARDE

Construída no século XVII no alto de uma colina da Ilha dos Frades, com uma vista panorâmica para Salvador e a Baía de Todos os Santos, a capela histórica de Nossa Senhora de Guadalupe recebeu sua primeira procissão marítima, nesta quinta-feira (12) data que celebra a santa.

A primeira edição da festa tem como compromisso incluir, na Bahia, a homenagem à Rainha das Américas e Padroeira da América Latina no calendário de festas religiosas do verão na Baía de Todos os Santos.

“O que a gente percebe é que com o tempo as procissões vêm perdendo força. Demos um passo muito importante para retomar essas tradições. Tem tudo para que se firme como um evento que faça parte do calendário e verão baiano. A gente está muito feliz com a oportunidade de realizar. Sendo a primeira, ainda existe muita coisa para ser feita, para ser concebida. O importante é dar o primeiro passo e está sendo dado aqui hoje”, afirma Isabela Suarez, organizadora do evento e presidente da Fundação Baía Viva.

Leia também: Nossa Senhora de Guadalupe terá primeira procissão marítima na Baía de Todos-os-Santos

Para Isabela Suarez, a procissão causa um impacto absoluto na comunidade local da Ilha dos Frades. O evento promete fortalecer e impulsionar o turismo na região.

“A gente precisa entender que a cada ativação turística, a comunidade ganha. A Fundação Baía Viva tem uma tradição e uma história em privilegiar a comunidade. Todos os negócios são comandados por pessoas locais. Ao levar um evento turístico desse porte, as pessoas se movimentam economicamente, ganham mais, têm a chance de se reinventar, de apresentar suas especialidades. O turismo é a vocação natural de todas as ilhas da Baía de Todos os Santos”, destaca Suarez.

A procissão de barcos levará uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, especialmente criada pelo consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz, até a capela na colina da Ilha. O cortejo marítimo saiu de Salvador às 10h, do Terminal Náutico e da Bahia Marina, com destino à Ilha dos Frades, onde a celebração continua até as 18h.

Após a instalação da imagem criada por Vik Muniz na igreja homônima, haverá a parte profana da festa, com atrações musicais no restaurante Preta, a metros da praia da Ponta de Nossa Senhora, uma das raras do Brasil com o selo Bandeira Azul, uma das principais certificações internacionais de preservação ambiental.

A experiência gastronômica da festa será assinada por Angeluci Figueiredo, chef do Preta, destino de milhares de pessoas durante todo o ano e um dos pontos mais frequentados da Baía.

A festa é um evento concebido pela Fundação Baía Viva, a comunidade da Ponta de Nossa Senhora da Ilha dos Frades, Andrea Velame e o restaurante Preta.

exclamção leia também