30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Universidade - 05/01/2025, 13:25 - Da Redação e Agência Brasil

Inscritos no CadÚnico têm vagas reservadas para o Fies; entenda

Programa tem enfoque na inclusão social

Programa faz o financiamento dos cursos de graduação
Programa faz o financiamento dos cursos de graduação |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a abertura de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, ampliando o acesso ao ensino superior para jovens de baixa renda.

Metade dessas vagas será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Leia também:
Sem vencedor! Prêmio da Mega-Sena acumula em R$ 8,5 milhões
Samba de São Lázaro no Pelourinho: “Não é uma apropriação”, garante produtora

A medida reforça o papel do programa como ferramenta de democratização da educação superior, permitindo que mais estudantes possam iniciar ou continuar seus estudos em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Destaque para o Fies Social

Uma parte significativa da iniciativa é voltada para o Fies Social, modalidade lançada em 2024, que possibilita o financiamento de até 100% dos encargos educacionais. O programa também reserva cotas específicas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O impacto dessa modalidade já se fez sentir em 2024, quando 39.419 estudantes migraram do modelo tradicional do Fies para o Fies Social, de acordo com dados do MEC.

Como funciona o Fies?

Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies busca facilitar o acesso ao ensino superior privado para estudantes com dificuldades financeiras. Desde 2018, o programa passou a oferecer juros zero para candidatos de baixa renda, com uma escala de financiamento ajustada à renda familiar.

O financiamento é voltado para cursos de graduação em instituições privadas que aderem ao programa e têm avaliação positiva no Sinaes.

exclamção leia também