O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é uma porta de entrada para estudantes de todo o Brasil nas instituições públicas de ensino superior, teve as inscrições abertas nesta sexta-feira (17).
Leia mais:
Mais de 21 mil estudantes podem ter direito ao Pé-de-Meia Licenciaturas na Bahia
Veja os itens que vão receber o 'Imposto do Pecado' após a reforma tributária
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir vagas em universidades públicas e institutos federais. Com as inscrições abertas, o Portal MASSA! preparou algumas dicas para evitar erros e aumentar suas chances de sucesso. Se ligue:
1. Saiba quem pode participar
Podem se inscrever no Sisu todos os candidatos que realizaram o Enem mais recente, obtiveram nota acima de zero na redação e não declararam estar na condição de treineiros no momento da inscrição. Se você atende a esses critérios, está apto a disputar uma vaga.
2. Crie ou atualize sua conta no gov.br
Para acessar o sistema do Sisu, é necessário ter uma conta ativa no gov.br. Se você ainda não possui uma, faça o cadastro para evitar imprevistos durante o período de inscrição.
3. Esteja atento às notas e às opções de curso
No momento da inscrição, o sistema do Sisu recupera automaticamente as suas notas do Enem. Você poderá escolher até duas opções de curso, definindo a ordem de prioridade (1ª e 2ª opção).
Durante todo o período de inscrição, é permitido alterar as opções, sendo considerada válida a última inscrição registrada. Fique atento às notas de corte e avalie a necessidade de mudança das opções.
4. Fique de olho nas regras das cotas
As vagas do Sisu são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições de ensino.
Certifique-se de preencher corretamente os questionários de Perfil Social e Econômico para garantir o enquadramento adequado nas modalidades de cota, caso você tenha direito.
5. Acompanhe sua posição no ranking
Durante o período de inscrições, o Sisu atualiza diariamente as notas de corte dos cursos e permite que você acompanhe sua posição no ranking.
Use essa informação para ajustar suas estratégias e, caso perceba que o seu curso de interesse já não lhe atenderá mais em razão da nota de corte, avalie mudar de opção.
6. Lista de espera: não perca o prazo
Se você não for selecionado em nenhuma das suas duas opções, ainda pode disputar uma vaga pela lista de espera. Para isso, é imprescindível manifestar interesse dentro do prazo estabelecido. Fique atento ao prazo: 26 a 31 de janeiro!
7. Leia os tutoriais e as instruções oficiais
O MEC disponibiliza tutoriais detalhados sobre como funciona o Sisu e como se inscrever. Aproveite esse material para esclarecer dúvidas e evitar erros comuns durante o processo.
8. Dica extra: planeje suas escolhas
Pesquise as instituições e os cursos de seu interesse, considerando fatores como notas de corte anteriores, localização e infraestrutura. Ter um plano bem definido pode fazer toda a diferença.