28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

QUEDA DE TETO - 05/02/2025, 16:52 - Carla Melo e Luan Julião | Portal A TARDE - Atualizado em 05/02/2025, 17:15

Igreja do Pelô é de responsabilidade do Iphan, afirma Codesal

Parte central do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis caiu sobre devotos

Na manhã desta quarta (5), parte central do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis caiu sobre devotos
Na manhã desta quarta (5), parte central do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis caiu sobre devotos |  Foto: Uelder Galter | Ag. A TARDE

O Diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, acredita que a queda do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, em Salvador, não tenha ocorrido por degradação anterior. Segundo ele, o acidente deve ter acontecido por rompimento de uma parte do teto, o que pressionou todo o teto de madeira.

Leia mais:
Comandante-geral dos Bombeiros detalha resgate às vítimas de igreja no Pelô

De acordo com Sosthenes, o monumento religioso é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o local do acidente já passou por inspeção de equipes da Defesa Civil. “Nós já estamos realizando a notificação tanto do Iphan, que é o responsável, órgão tombador do material para tomar as providências cabíveis, quanto da SEDUR, que vem dar o suporte para eventual retirada de escombros”, disse o diretor.

Acidente

Na manhã desta quarta-feira (5), a parte central do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis caiu matando uma mulher e deixando outras cinco pessoas feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As vítimas foram socorridas por uma guarnição do 12º BBM/Salvar e os militares seguem realizando varredura, à procura de outras.

Ainda conforme o CBM, três viaturas da corporação atuaram na ocorrência, além disso, o local está isolado e a Polícia Militar também acompanhou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

Em nota, a Codesal informou que está acompanhando o caso e interditou o local até analisar que não há mais riscos eminentes “Encontram-se no local guarnição do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e Civil, representantes da Prefeitura-bairro do Centro Histórico. preliminarmente há o registro de uma vítima”, continuou no comunicado.

A reportem entrou em contato com a Iphan para uma nota de posicionamento e aguarda retorno.

exclamção leia também