24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Luto na TV! - 17/08/2024, 10:12 - Da Redação - Atualizado em 17/08/2024, 12:02

Ícone da televisão brasileira, Silvio Santos morre aos 93 anos

Apresentador e criador do SBT estava internado no hospital Albert Einstein desde o dia 1º de agosto

Silvio Santos morreu aos 93 anos
Silvio Santos morreu aos 93 anos |  Foto: Reprodução/SBT

Um dos maiores ícones da história da televisão brasileira, o apresentador e empresário Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 1º de agosto. O artista já havia enfrentado outra internação no mês passado, por causa da gripe H1N1, mas apresentou melhora e foi liberado para casa.

Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, Silvio Santos faleceu devido à broncopneumonia, às 4h50 da madrugada. A doença foi causada por complicações de uma infecção pelo vírus H1N1. A informação foi divulgada pela TV Globo.

Leia mais:
Famosos lamentam morte de Silvio Santos: "Saudade que será eterna
Adeus, Silvio! Relembre a trajetória do dono da SBT
Silvio Santos tentou ser presidente do Brasil
Globo cobre morte de Silvio Santos, enquanto SBT passa desenho

O estado de saúde do chefão do SBT preocupou fãs e admiradores de todo o país nos últimos dias. Sem uma resposta concreta sobre o que estava acontecendo com Silvio Santos, pois a emissora e os familiares dele informaram que ele estava internado apenas para fazer exames que não poderiam ser feitos na residência da família, especulações sobre uma doença grave estavam circulando nas redes sociais. O boato foi desmentido por Patrícia Abravanel, mas não convenceu muita gente.

Algumas ações do apresentador apontavam para a sua despedida. Na TV há muitas décadas, Silvio gravou o último programa em setembro de 2022. O episódio foi ao ar no dia 26 de fevereiro de 2023, emocionando ao público. Além do afastamento das telinhas, ele também fez a divisão do patrimônio dele para as herdeiras ainda em vida, organizando um testamento que inclui as seis filhas e a esposa, Íris Abravanel.

Leia mais:
Filha de Silvio Santos revela o real estado de saúde do apresentador
Segredo! Hospital cria plano para não vazar 'infos' de Silvio Santos
Confira bolada que Silvio Santos deu para cada uma das 6 filhas

Segundo dados da Forbes, a fortuna dele está avaliada em 1,6 bilhão de dólares. Por isso, a partilha deve deixar cerca de R$ 100 milhões para Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, sem contar com bens e imóveis, de acordo com a Record TV. Não há informações se algum dos netos dele está incluso na papelada.

História de vida e carreira memorável

Imagem ilustrativa da imagem Ícone da televisão brasileira, Silvio Santos morre aos 93 anos
Foto: Arquivo Pessoal

Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Filho de um grego com uma turca, ele cresceu de maneira humilde e teve o primeiro trabalho como camelô, aos 16 anos, vendendo capas de plástico para documento nas eleições de 1964.

Apesar de ser conhecido pelo nome artístico, Silvio, na verdade, foi registrado em cartório como Senor Abravanel. Ele nunca deixou os estudos de lado e conseguiu se formar em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Mesmo trabalhando como ambulante, ele sempre demonstrava talento para a comunicação e muito carisma.

Antes de se tornar o grande apresentador e empresário que todos conhecem, Silvio Santos já passou pelo Exército, foi radialista, trabalhou também como vendedor, criou um serviço para divulgação de produtos na barca Rio-Niterói, foi animador, já teve um bar e um bingo, criou uma revista com atividades de passatempo, fez shows em circo como animador e muito mais. Foi então que passou a ser dono do Baú da Felicidade, até que conseguiu seu primeiro trabalho na televisão, em 1961, na TV Paulista, e nunca mais parou.

Sucesso absoluto e ‘correria’, ele passou por várias emissoras, integrou diversos programas, até que conseguiu construir o seu próprio império. O eterno rei das telinhas deixa um legado admirável, bordões inesquecíveis e uma grande inspiração.

exclamção leia também