25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Notícia boa - 17/06/2024, 21:04 - Da Redação

Hospital de Feira realiza primeiro transplante de pele do interior

Jovem paciente teve cerca de 25% de sua superfície corporal comprometida

Cirurgia foi conduzida pelo cirurgião plástico Francisco Anibal
Cirurgia foi conduzida pelo cirurgião plástico Francisco Anibal |  Foto: Divulgação/Sesab

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, realizou o primeiro transplante de pele do interior da Bahia. A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião plástico Francisco Anibal, com apoio da equipe do Núcleo de Atenção a Pessoas com Feridas (NAPF) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO).

"Esse primeiro transplante de pele foi uma operação complexa, essencial para a recuperação da paciente. A pele, nossa primeira linha de defesa contra infecções e lesões, é vital para a sobrevivência, especialmente em casos de grandes perdas cutâneas", declarou Anibal.

Rosa Maria Cordeiro, coordenadora do NAPF, destacou a gravidade da lesão inicial. "A paciente apresentava uma lesão extensa e necrosada que necessitou de cuidados intensivos e diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo debridamento e terapia de pressão negativa. A equipe trabalhou incansavelmente para estabilizar a condição da paciente antes de proceder com o transplante", esclareceu.

Veja também:

Lancha explode deixando 10 feridos e crianças em estado grave

A jovem paciente, que teve cerca de 25% de sua superfície corporal comprometida, está apresentando uma boa recuperação. "Ainda serão necessários alguns dias para uma avaliação completa da evolução do transplante, mas os sinais são positivos. Poder realizar esse primeiro transplante de pele no HGCA destaca o potencial do hospital como referência regional em saúde, bem como o comprometimento das equipes da unidade em salvar vidas, mesmo nas situações mais adversas," afirmou o cirurgião plástico.

exclamção leia também