A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (11), a abertura de uma sindicância interna para investigar a infecção de seis pacientes transplantados que contraíram o vírus HIV após procedimentos no estado. O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), vinculado à Secretaria de Saúde, está conduzindo uma revisão de exames em 288 doadores, como parte do rastreamento para identificar as possíveis fontes de contaminação.
Leia também:
Tragédia! Fortes chuvas em São Paulo matam sete pessoas
Helicóptero cai durante resgate e deixa mortos; saiba detalhes
Em nota, a SES ressaltou que a identidade dos doadores e dos pacientes será preservada devido à natureza delicada do caso e ao andamento das investigações. "Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias", afirma o comunicado.
Medidas a serem tomadas
Uma comissão multidisciplinar foi estabelecida para fornecer suporte aos pacientes afetados, enquanto o laboratório privado PCS Lab Saleme, contratado por licitação para realizar exames no programa de transplantes, teve suas atividades suspensas logo após a identificação dos casos.
O laboratório foi interditado cautelarmente, e os exames passaram a ser conduzidos pelo Hemorio. Segundo a SES, a reavaliação de todas as amostras de sangue de doadores coletadas desde dezembro de 2023, data da contratação do laboratório, está em andamento para garantir a segurança dos futuros procedimentos.