26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Campanha que salva! - 10/07/2024, 15:38 - Da Redação

Hemoba lança campanha de doação de sangue em Feira de Santana

Instituto está necessitando de maiores doações

Doação de sangue salva milhares de vidas
Doação de sangue salva milhares de vidas |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Hemoba de Feira de Santana está lançando a campanha “Nova missão, redobre a solidariedade” para aumentar o número de doadores de sangue. Isso ocorre porque a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do local atende atualmente 40 unidades hospitalares, enquanto anteriormente atendia apenas três.

Leia mais:

Câmara dos Vereadores define data para retorno das sacolas gratuitas

Justiça absolve policiais acusados de matar o adolescente João Pedro

“Com a ampliação de cerca de 100% das solicitações de hemocomponentes, precisamos intensificar a doação de sangue. Dependemos do ato nobre e solidário da população, pois é através desse gesto que a Hemoba poderá fornecer sangue aos hospitais para tratamento dos pacientes que enfrentam condições de saúde graves, cirurgias, acidentes, dentre outras situações que necessitem de transfusão sanguínea”, declara Izabete Santos Sena, coordenadora da UCT de Feira de Santana da Hemoba.

Onde doar?

A UCT do Hemoba fica localizada na Av. Presidente Dutra S/N (em frente à TV Subaé). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem.

Quem pode doar?

Para doar sangue, os candidatos devem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum no dia da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes do procedimento. É necessário apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial.

exclamção leia também