Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional será enviada, nesta quinta-feira (28), para a cidade de Salvador, afetada por chuvas intensas nesta quarta-feira (27). A previsão indica volume de até 60 mm por hora, com risco de mais alagamentos, deslizamentos de terra e outras tragédias.
O caso mais grave ocorreu na localidade de Saramandaia, onde um jovem 23 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram soterradas, mas três foram encontradas com vida.
Leia mais:
Caos! Quase 150 deslizamentos de terra são registrados em Salvador
Criança soterrada foi resgatada com fratura de pélvis e hemorragia
Toró caótico! Salvador não tem um novembro tão chuvoso desde 1961
A ida do Gade para a capital baiana tem como objetivo apoiar as ações de socorro e assistência humanitária e ajudar a Defesa Civil local (Codesal). O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) mantém uma comunicação permanente e diária com agências federais de monitoramento e defesas civis estaduais e municipais.
Assim como Saramandaia, o bairro de Pernambués também foi atingido. Equipes da Codesal e do Corpo de Bombeiros seguem na tentativa de resgatar um jovem identificado como Paulo Andrade, de 18 anos.
Quase 150 deslizamentos de terra foram registrados em Salvador nesta quarta-feira, conforme boletim da Codesal. O bairro da Liberdade foi o mais afetado, com 37 ocorrências. Ao todo, foram feitos 302 registros entre deslizamentos, desabamentos e ameaças.