As chuvas em Salvador ultrapassaram o acumulado de 319 mm em novembro, quase três vezes a média histórica no mês, que é de cerca de 108 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este é o novembro mais chuvoso dos últimos 63 anos, com todo os índices desde 1961 superados.
Leia mais:
Marchesini faz alerta sobre Saramandaia: "Risco de novo desabamento"
Misericórdia! Menina de 12 anos desaparece após cair em bueiro na Bahia; bombeiros realizam buscas
Parente de vítima em Saramandaia detalha desastre: "Caiu tudo em cima"
A força dos temporais tem causado uma série de desastres pela cidade, como deslizamentos de terra e alagamentos. Nesta quarta-feira (27), bairros da capital baiana foram castigados pelo acúmulo das águas, especialmente Saramandaia. Na localidade, há registros de um morto e quatro feridos devido a soterramentos.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o risco de novos deslizamentos e desabamentos preocupa. Até as 16h, o órgão registrou 113 ocorrências ao redor da capital baiana, sendo o bairro da Liberdade o mais afetado: foram 27 registros.
Entre esta terça-feira (26) e quarta, todas as 14 sirenes de emergência de Salvador foram acionadas. Os moradores de áreas de risco estão sendo orientados pela Codesal a deixarem suas casas e procurarem locais seguros.