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abaixou tudo - 10/07/2025, 14:00 - Da Redação

Governo lança programa que reduz imposto para carro popular flex

Decreto cria o IPI Verde, com incentivos para veículos 1.0 fabricados no Brasil

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O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (10), um programa para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos populares flex e com menor impacto ambiental. A iniciativa faz parte do novo decreto que regulamenta o IPI Verde, dentro do programa Mover, voltado à modernização da indústria automotiva.

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O anúncio está previsto para as 15h30, em cerimônia no Palácio do Planalto, com participação do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Batizado de Carro Sustentável, o programa valerá até o fim de 2026 e mira modelos 1.0 flex, movidos a etanol ou gasolina, com até 90 cavalos de potência, como Fiat Argo, Cronos e Renault Kwid. Esses veículos, que hoje pagam 7% de IPI, poderão ter uma redução de até R$ 5.500 no preço final. Versões com motor turbo devem ficar de fora do incentivo.

Os descontos serão destinados a pessoas físicas e empresas, como locadoras, sem exigência de um teto de preço. No entanto, a definição dos modelos beneficiados ficará restrita aos carros considerados populares.

Veículos elétricos não entram no programa, já que um dos critérios para o desconto é que o automóvel seja fabricado no Brasil. A fabricante chinesa BYD, por exemplo, vai lançar em breve um modelo elétrico montado em Camaçari (BA), mas ele ainda não entra na nova política.

Além de estimular a produção de veículos menos poluentes, o objetivo é aquecer o setor automotivo, que enfrenta queda na produção, juros altos e forte concorrência de importados.

O governo também aposta na boa repercussão popular da medida. “Ele acontece em meio à queda na popularidade do governo federal, que busca reverter no STF (Supremo Tribunal Federal) a derrubada do reajuste do IOF pelo Congresso", escreveu a colunista do UOL Paula Gama, que revelou detalhes do programa no início do mês.

O impacto fiscal da medida ainda não foi detalhado oficialmente, mas o governo afirma que a renúncia será compensada com aumento de tributos sobre veículos mais poluentes, como os movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.

Hoje, os modelos mais baratos no mercado brasileiro custam em torno de R$ 80 mil. Com a redução do IPI, um modelo como o Renault Kwid, por exemplo, poderia cair de R$ 79.790 para cerca de R$ 74.204

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