25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Infraestrutura - 24/10/2024, 11:44 - Amanda Souza

Governo federal assume obras nas BR-324 e BR-116 com saída da ViaBahia

Medida emergencial foi tomada para a recuperação de trechos da BR-324 e BR-116 que cortam a Bahia

Fim do contrato com a concessionária foi anunciado há pouco tempo
Fim do contrato com a concessionária foi anunciado há pouco tempo |  Foto: Divulgação / ViaBahia

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumirá as obras de recuperação das rodovias BR-324 e BR-116 nos trechos que cortam a Bahia.

A decisão ocorre após o rompimento do contrato com a concessionária ViaBahia, que era responsável pela manutenção e melhorias dessas estradas.

Leia também:
Martelo batido: BRs 324 e 116 não serão mais administradas pela ViaBahia
“Enfim, livres”, comemora deputado sobre fim da concessão da ViaBahia

Em entrevista à rádio Piatã FM, nesta quarta-feira (23), o ministro explicou que a medida emergencial foi tomada devido a anos de impasses judiciais e tentativas frustradas de acordo com a concessionária.

"Tivemos oito ou nove anos de disputas judiciais que impediram a recuperação adequada das rodovias, afetando diretamente os baianos. Por isso, decidimos avançar com a saída da ViaBahia, em conjunto com o Tribunal de Contas e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)", declarou Rui Costa.

Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Ministro da Casa Civil, Rui Costa | Foto: José Cruz/Agência Brasil

As obras do Dnit terão início no primeiro semestre de 2025, com a expectativa de promover melhorias significativas nas estradas até que um novo processo de concessão seja concluído.

O ministro informou que a licitação para selecionar uma nova concessionária levará mais de um ano, com previsão de conclusão somente em 2026.

Além das melhorias na infraestrutura, o ministro ressaltou que a geração de empregos será uma prioridade, especialmente para os trabalhadores que estavam atuando pela ViaBahia.

"Vamos solicitar que as empresas envolvidas priorizem os currículos dos profissionais que já trabalhavam na concessionária, garantindo que possam continuar colaborando nas obras e, mais tarde, apresentem seus perfis à nova empresa que assumirá em 2026", acrescentou.

exclamção leia também