O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está avançando significativamente. O documento tem o objetivo de unificar e modernizar a identificação dos cidadãos brasileiros.
Leia também:
RG dos bichinhos! Animais domésticos terão número de identidade no Brasil
Nova identidade nacional chega a mais cidades da Bahia; saiba detalhes
Na Bahia, a CNI começou a ser emitida em julho de 2024. O documento de identificação pode ser feito em qualquer uma das 90 unidades do SAC, distribuídas pelo Estado, além de também está sendo expedida nas carretas do SAC Móvel, unidades itinerantes da Rede.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para emissão da CIN será necessário apresentar somente a certidão original de nascimento ou de casamento.
Novidades
O documento possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. Na versão online, será possível incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Na versão digital também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, a partir da apresentação de relatório médico; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, caso haja mudança de nome na certidão de nascimento.
Validade
A Carteira de Identidade Nacional (CNI) terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão.
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- acima de 60 anos, validade indeterminada.