
Formada por pessoas nascidas aproximadamente entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, a Geração Z, marcada pela imersão no universo tecnológico e da internet, tem ganhado destaque, também, quando o assunto é economia financeira.
Um estudo recente do Bank of America, uma das maiores instituições financeiras do mundo, mostrou que os jovens dessa geração têm escolhido passeios e encontros gratuitos para poupar dinheiro. A pesquisa indicou que 53% dos homens não gastam absolutamente nada com encontros por mês. Enquanto, 66% afirmaram que não cedem à pressão para gastar além do orçamento e preferem conversar sobre dinheiro logo nos primeiros encontros.
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"Esse dado revela um movimento claro: muitos jovens estão mais conscientes do próprio orçamento e, por necessidade, buscam alternativas mais acessíveis, como cafés, eventos gratuitos e até encontros em casa. É importante considerar que os jovens de hoje enfrentam uma realidade financeira mais instável do que as gerações anteriores, com salários mais baixos, alto custo de vida e pouca previsibilidade profissional, o que impacta diretamente a forma como vivem seus relacionamentos”, explicou Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio.
Essa economia por parte da maioria dos jovens está associada a uma série de fatores, conforme destacado por Caio. “Na maioria dos casos, está mais ligada à falta de dinheiro, mas também há em alguns casos a falta de maturidade, não necessariamente desinteresse. Sobre a economia, muitos jovens da Geração Z enfrentam altos custos de vida, o que faz com que encontros sofisticados, como jantares caros, estejam fora do orçamento. Por isso, é comum que eles busquem alternativas mais acessíveis. Mas por outro lado, a falta de vontade de fazer algo pelo outro, que não seja um jantar caro, mas algo romântico, que ele mesmo tenha preparado às vezes, ou a vontade de se preparar financeiramente para fazer algo pela parceira, não é tão presente em alguns jovens. E é por isso que cada vez mais cresce o interesse de mulheres em encontrar um homem mais maduro e estável financeiramente”.
O especialista esclareceu que, apesar dos dados, esse modelo não se encaixa em todos os perfis. "Há um público que valoriza experiências mais elaboradas, o prazer de proporcionar momentos especiais e o investimento no outro, que é o que a grande parte das mulheres da geração Z buscam hoje”.