O Instituto Cultural Steve Biko está oferecendo 75 vagas gratuitas para o curso pré-vestibular 2023. Está terça (28) é o último dia para realizar as inscrições, que podem ser feitas através do formulário online até ás 23h59. O link está disponível no site da companhia e na bio do Instagram. Podem participar da seleção pessoas que moram na Bahia, autodeclaradas negras, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio em escola pública.
Além do formulário, a inscrição requer o envio do RG e CPF, comprovante de escolaridade, foto 3x4 atual e comprovante de residência. O objetivo do curso é preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As 7 vagas formam uma turma única no período da noite. As aulas começam no dia 21 de março, na sede do curso que fica na Rua do Paço, no Pelourinho.
Todo curso será realizado no formato híbrido. As aulas presenciais acontecerão de segunda a sexta, das 18h00 às 21h. Aos sábados, domingos e feriados ocorrerão aulas e atividades em horários a serem determinados pela coordenação, sendo que 100 horas das 405 de todo o curso, se realizarão na modalidade EAD.
De acordo com Jucy Silva, coordenadora pedagógica do Steve Biko, a instituição tem um material próprio que é disponibilizado nas plataformas de interação e redes sociais. Também haverá salas virtuais com aulas gravadas, aulas extras, interdisciplinares, palestras e debates.
Dentre as etapas classificatórias da seleção estão o envio de uma redação, a análise de documentos e participação na aula de Conhecimento Institucional. No site www.stevebiko.org.br, estarão as orientações para elaboração da redação, a partir das 9h do dia 5 de março, até às 23h59 do dia 6. Neste dia também será divulgado o link para a aula online de Conhecimento Institucional, que acontecerá no dia 7 de março, às 18h.
Ao final do processo seletivo, o resultado será divulgado no site, no dia 14 de março, às 17h. A lista de espera será divulgada da mesma forma no dia 17. A Steve Biko informa que o calendário está sujeito a alterações, por isso é importante ficar atento ao site da Insituição.
Segundo Ivo Ferreira, professor de redação e coordenador de comunicação da Steve Biko, a aula de Conhecimento Institucional, requisito de classificação, é um momento para levar o aluno para dentro do instituto. Jucy confirma a posição do professor. “A aula é a apresentação do Instituto Cultural Steve Biko e seu legado de 30 anos promovendo ações afirmativas e o momento de apresentar a importância da disciplina Cidadania e Consciência”, diz.
Sobre o desempenho do curso como um pré-vestibular, Ivo afirma que a pesar de ser necessário reconstruir a base da educação pública, a Instituição tem um bom desempenho que se equipara a pré-vestibulares particulares de Salvador. “Mesmo na pandemia conseguimos desempenhos razoáveis. Em momentos não atípicos, conseguimos performances iguais ou melhores aos grandes pré-vestibulares da capital”, completa.
O Instituto Steve Biko atua há 30 anos buscando a inserção de pessoas negras no espaço acadêmico. Em sua pedagogia, contam com a matéria Cidadania e Consciência Negra, que leva os estudantes a resgatar a cultura afrobrasileira. “A educação no Brasil ainda é muito eurocêntrica, o aluno não consegue, muitas vezes, se ver dentro dessa educação, trabalhamos então na construção dessa autoestima”, relata o professor.
O desempenho da Instituição na preparação para o pré-vestibular, conta com o diferencial do trabalho com identidades que foram negativadas por séculos no Brasil. “Hoje a instituição é uma das defesas que o jovem tem contra o racismo estrutural e uma estrutura que foi maléfica ao longo dos anos”, confirma Ivo.
Ivo informa também que a instituição é o primeiro pré-vestibular negro do país. “O racismo estrutural é tão presente que ainda é necessário que exista ações como essa para dar instrumentalização a pessoas negras, para uma coisa que seria tão natural que é entrar na universidade”, declara.
A publicação dos detalhes do curso no Instagram da instituição levantou o ânimo de pais de interessados e ex-alunos do cursinho, que gostaram da experiência. “Satisfação em ter participado do pré-vestibular da Biko, hoje sou formada em Geografia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e estou cursando pedagogia pela Uneb (Universidade Estadual da Bahia)”, comentou uma seguidora e ex-aluna.