24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ele é barril! - 25/08/2025, 05:45 - Vitória Sacramento

Fotógrafo do Bairro da Paz concorre a importante prêmio e pede apoio

A competição, promovida pelo centro cultural O Jardim, de São Paulo, acontece no Instagram

Fotógrafo Bira Mends
Fotógrafo Bira Mends |  Foto: Arquivo pessoal

O fotógrafo e ator Ubiraci Mendes, conhecido como Bira Mends, morador do Bairro da Paz, em Salvador, está entre os finalistas da ação “CARTÃO-POSTAL: RETRATO”, concurso fotográfico nacional e agora depende da votação popular para conquistar o prêmio. A competição, promovida pelo centro cultural O Jardim, de São Paulo, acontece no Instagram. A foto vencedora será aquela que acumular o maior número de curtidas até às 18h do dia 20 de setembro.

Leia Também:

A imagem de Bira, escolhida entre as 20 melhores inscritas, está disponível no perfil @ojardim185. Para apoiá-lo, basta localizar a publicação com a foto de @eubiramends e deixar sua curtida.

O prêmio em disputa é uma câmera Leica Sofort 2, avaliada entre R$ 4.900 e R$ 5.200. Mais do que um equipamento, para o fotógrafo a conquista representa um salto em sua carreira.

“Seria a realização de um sonho. Representaria reconhecimento, motivação e, ao mesmo tempo, a chance de dar um salto na minha fotografia”, afirmou Bira.

Foto que concorre ao prêmio
Foto que concorre ao prêmio | Foto: Divulgação/Bira Mends

A paixão pela fotografia surgiu de forma inesperada durante a pandemia, quando, incentivado pela mãe, participou de um concurso pela primeira vez, e conquistou o primeiro lugar. Desde então, ele vem se dedicando a retratar o cotidiano e as histórias do Bairro da Paz, levando o olhar da comunidade para além de suas fronteiras.

Além da premiação, todas as fotos finalistas serão exibidas em uma exposição inédita na galeria O Jardim (@ojardim185), reunindo trabalhos criativos de diferentes artistas.

Bira reforça que não enxerga a disputa como competição, mas como oportunidade. “Só de estar entre os finalistas já é uma vitória enorme. Vejo mais como um aprendizado e uma chance de mostrar meu olhar através da fotografia”, destaca.

Ele aproveita para pedir o apoio da comunidade e do público em geral: “Curtam, compartilhem e comentem a publicação do concurso, porque cada apoio faz a diferença. Esse incentivo me ajuda a seguir firme e a continuar representando a nossa comunidade através da fotografia.”

exclamção leia também