
Seis igrejas foram interditadas em Salvador após vistorias do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Defesa Civil. A decisão ocorre após a morte de uma turista de 26 anos, vítima do desabamento do teto da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico.
Leia Também:
Os templos interditados são: Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, Igreja dos Perdões, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Igreja de São Miguel.
B.Os estruturais
Segundo o Iphan, as vistorias foram intensificadas e contam com apoio de servidores de outros estados. Entre os principais problemas encontrados estão rachaduras, infiltrações, cupins na madeira e telhados comprometidos.
De acordo com a legislação, os proprietários dos imóveis tombados são responsáveis pela manutenção, mas podem solicitar auxílio público. Mas não há garantia de que os recursos serão liberados.
"O Iphan participa das vistorias, mas quem determina a interdição é a Defesa Civil", explicou Leandro Grass, presidente do órgão ao G1.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O Iphan informou que a igreja tinha sido vistoriada em 2024, sem indícios de risco iminente.