
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, fez um alerta sobre a situação crítica do estoque de sangue da Hemoba, tanto em Salvador quanto no interior do estado. Em entrevista, ela destacou a importância de fortalecer o banco de sangue neste momento de grande circulação de pessoas, com o Carnaval atraindo milhões de foliões.
Leia Também:
"A gente tem hoje um cenário de preocupação no nosso banco de sangue para a captação de doações, tanto na Hemoba em Salvador quanto no interior do estado. Para isso, temos feito uma ação de manter a Hemoba aberta todos os dias do Carnaval", diz.
Roberta pontuou ainda que, no primeiro dia oficial da festa neste ano, comparado com 2024, houve um decréscimo no número de pessoas que fizeram doação. Foram 128 em 2025, sendo que em 2024 o primeiro dia teve 420 bolsas coletadas,
A secretária fez um apelo à população para que ajude a reverter esse cenário e contribua com a doação de sangue. "Estamos com uma grande festa acontecendo, milhões de pessoas na rua, e queremos que tudo ocorra da melhor forma possível, mas precisamos estar preparados para qualquer situação", solicita.
Condições necessárias para doar sangue:
✅ Pessoas com idades entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis);
✅ Estar em boas condições de saúde;
✅ Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
✅ Não ter feito uso de drogas;
✅ Ter dormido pelo menos 8 horas na noite anterior;
✅ Não estar grávida ou amamentando;
✅ Pesar, no mínimo, 50 kg.
A doação de sangue pode ser feita nas unidades da Hemoba, tanto em Salvador quanto nas demais cidades do estado, que estarão abertas durante todo o período do Carnaval.