Uma explosão seguida de incêndio na unidade PVC1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari, mobilizou equipes de emergência e preocupou moradores da região na madrugada desta segunda-feira (18).
Segundo nota da Braskem e esclarecimentos do coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares, ao Portal MASSA! a planta estava parada para manutenção, o que evitou um impacto maior.
Leia também:
Vídeo: explosão barril gera incêndio em galpão do Polo Industrial
Desabamento e morte: relembre outras ocorrências no Polo em 2024
De acordo com Ivanaldo Soares, a explosão ocorreu em uma esfera de armazenamento de monômero de cloreto de vinila (MVC), material altamente tóxico e ácido, usado na produção de PVC.
Felizmente, o incêndio gerado ajudou a queimar o material na atmosfera, reduzindo o risco de um vazamento perigoso. “Foi bom que pegou fogo porque o produto queimou na atmosfera", disse Ivanaldo.
Se não pega fogo e esse produto sai cru na atmosfera, poderia ter causado um impacto ambiental muito grave e também para as pessoas, por ser um produto tóxico.
Coordenador da Defesa Civil de Camaçari Ivanaldo Soares
Ainda segundo o coordenador, o fato do galpão incendiado não ter em seu interior produtos químicos também foi um fator importante para a redução do dano.
Trabalho na madrugada
O combate ao incêndio durou cerca de cinco horas, com as equipes focadas em conter o vazamento nas esferas de armazenamento.
As válvulas foram fechadas gradualmente, o que possibilitou o controle total do incidente por volta das 7h desta segunda-feira. A fumaça ficou restrita ao perímetro do Polo, sem atingir os bairros mais próximos, como Mangueiral, Parque Florestal e Gravatá.
A Defesa Civil e a Braskem confirmaram que não houve vítimas, e que danos estruturais estão sendo avaliados. Moradores relataram tremores em algumas residências, mas até o momento, não há registros de prejuízos significativos.
A Braskem informou que iniciará uma análise detalhada para apurar as causas do acidente e avaliar a extensão dos danos. “Agora é uma varredura, um levantamento... É o momento de identificar os prejuízos e realizar os reparos necessários”, destacou Ivanaldo.