30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

tristeza - 12/01/2026, 15:05 - Da Redação

Fim de uma era: colégio tradicional do Imbuí será demolido

Após décadas educando gerações, escola deixará de existir por problemas estruturais

Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa será demolido
Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa será demolido |  Foto: Reprodução / Google Street View

Chegou ao fim uma era no bairro do Imbuí, em Salvador. Após décadas educando e moldando jovens para o futuro, o tradicional Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa, localizado na ladeira do Marbak, será demolido ainda este ano.

Em contato com o MASSA!, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) explicou que a medida ocorre devido a problemas estruturais na edificação. Por isso, a pasta decidiu pela demolição como forma de evitar acidentes envolvendo estudantes, professores, funcionários e comunidade ao redor.

Os estudantes já matriculados na instituição de ensino serão transferidos pelo Governo do Estado para outras escolas. Ainda no comunicado, a gestão indicou possíveis destinos para os jovens alunos.

"Os estudantes serão transferidos para o novo Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Calmon, no bairro de Jardim Armação. Outra opção é o Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, também localizado no Imbuí", disse.

Reforma e novidades

Enquanto a história do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa chega ao fim, o Governo entrega, nesta segunda-feira (12), a reforma e ampliação do Colégio Pedro Calmon, na Rua General Braulio Guimarães, no bairro Armação.

Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, a unidade passou a contar com restaurante estudantil e teatro (cada um com 200 lugares), quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo de futebol society, entre outras melhorias. A reforma também vai ampliar a oferta de vagas de ensino de tempo integral.

exclamção leia também