24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Menarca - 15/04/2025, 06:00 - Silvânia Nascimento

Filme baiano sobre primeira menstruação é exibido em colégio no Arenoso

Exibição percorrerá outras instituições de ensino da capital

Alunos assistiram ao filme baiano
Alunos assistiram ao filme baiano |  Foto: José Simões/Ag A TARDE

Alunos do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, localizado no bairro do Arenoso, em Salvador, assistiram nesta segunda-feira (14), em sala de aula, o filme baiano ‘Menarca’, que aborda questões físicas, emocionais e sociais ligadas à primeira menstruação. Dirigida por Lara Carvalho, a exibição percorrerá outras instituições de ensino da capital para que mais jovens sejam alcançados.

Leia Também:

“O Menarca surge com a ideia de fazer um filme que a gente gostaria de ter visto quando éramos mais novas, quando tivemos a nossa primeira menstruação, que separa a infância da adolescência. É um filme pensado, justamente, nessa transição de uma fase para outra das nossas vidas. A gente está fazendo essa exibição em escolas para que ela consiga chegar, também, em quem de fato precisa chegar, que são os jovens. O filme também vai ficar disponível para os professores que se interessaram. Mas a gente também está indo para várias outras escolas durante o mês de abril e maio”, disse Lara Carvalho, em entrevista ao MASSA!.

Ainda segundo ela, a ideia é que o filme também seja compartilhado nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo que ele busca abordar.

“A gente vai encontrar uma forma de fazer com que ele chegue ao TikTok, que é onde essa juventude está consumindo conteúdos. Eu acho que, quando a gente terminar essa fase nas escolas, nossa ideia é conseguir escoar cortes dele para o TikTok”.

Filme feito em Salvador

O filme, segundo Lara, foi todo gravado em Salvador e surgiu, também, a partir de pesquisas em instituições de ensino da rede pública.

“Maior parte das nossas menarcas participantes do filme, que são as entrevistadas e as atrizes, também veio dessa pesquisa que a gente fez em escolas públicas, através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Então, foi bem importante para a gente também trazer de volta o filme, depois que ele estivesse pronto, para as escolas também, onde a gente conseguiu fazer essa pesquisa inicial”, destacou Lara.

Maiane Cristina, 14, anos, foi uma das alunas que assistiu a exibição. Ao MASSA!, ela falou sobre o que achou da atividade. “É uma boa oportunidade para as pessoas que não conhecem possam descobrir mais sobre o seu corpo. Eu sinto que esse assunto ainda é visto como tabu para muitas pessoas, mesmo sendo um processo natural do corpo humano", declarou a jovem.

exclamção leia também