22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Mais uma! - 01/08/2023, 14:33 - Da Redação - Atualizado em 02/08/2023, 06:29

Filhote de baleia encalhado na praia de Itapuã volta ao mar

Sobrevivência é considerada difícil, já que filhote é dependente da mãe

Banhistas e pescadores ajudaram a resgatar o animal
Banhistas e pescadores ajudaram a resgatar o animal |  Foto: Denisse Salazar /AG A TARDE

Um filhote de baleia que encalhou na praia de Itapuã, na manhã desta terça-feira (1º), foi resgatado de volta para o mar por equipes da Companhia de Polícia Ambiental junto com banhistas e pescadores da região. Após uma manhã inteira de cuidados, o animal conseguiu retornar para o mar no início da tarde, com a subida da maré.

Leia mais: Batida no Horto Florestal deixa trânsito 'barriado' na Vasco da Gama

Confira: Falso policial rodoviário federal vai em cana no Oeste baiano

Veja também: Filhote de baleia encalha na praia de Itapuã; animal depende da mãe

À TV Bahia, agentes da Polícia Ambiental explicaram que o intuito era que o filhote se encontrasse com a mãe para voltar a se estabilizar. Além disso, um homem que ajudava no resgate acabou passando mal por conta do peso do animal

Apesar do resgate, de acordo com o Milton Marcondes, diretor de Pesquisa no Projeto Baleia Jubarte, o animal tem baixas chances de sobrevivência, já que é totalmente dependente da mãe e a reunião é considerada difícil.

“O filhote é completamente dependente da mãe para proteção e para amamentação. Sem a mãe, ele não sobrevive. Então, quanto encalha um bichinho assim, às vezes, a gente pode até tentar devolver ele para água, a própria população faz isso, na esperança de que a mãe esteja ali por perto [...] Mas a mãe é muito protetora, então, para ele chegar na praia assim, é porque ele se separou dela há um bom tempo, ou por doença, ou por mau tempo”, afirmou Marcondes ao Portal A TARDE.

exclamção leia também