31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

De graça para o povo! - 05/09/2023, 20:18 - Clara Oliveira

Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza acontece neste fim de semana

Segunda semana do evento vai contar com shows de música instrumental e canto coral, além de oficinas culturais

Festival acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro
Festival acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro |  Foto: Divulgação

Dando continuidade a segunda semana de programação, o Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro. Com uma programação totalmente gratuita, o evento acontece no Teatro Vila Velha e no Museu de Arte Moderna da Bahia. A retirada de ingressos acontece presencialmente, 30 minutos antes de cada oficina e apresentação musical. É possível acessar a programação completa está disponível no site.

O festival conta com shows de música instrumental e canto coral que conversam com os biomas brasileiros, a fauna e a flora. Além disso, também vai acontecer em paralelos aos shows oficinas culturais desenvolvidas a partir de materiais recicláveis e elementos naturais.

Entre os destaques da programação estão o pianista e compositor Fábio Caramuru que juntará obras de Tom Jobim ligadas à Mata Atlântica com seu trabalho autoral: um diálogo de seu piano com gravações de cantos de pássaros, insetos e répteis que ele mesmo registrou durante experimentos na floresta; o tradicional conjunto de vozes formado pelas Ganhadeiras de Itapuã, que apresentam um recorde de obras de Dorival Caymmi e outros compositores, com peças ligadas ao mar; E também, João Camarero, apontado como o principal violonista brasileiro de sua geração, fazendo sua primeira apresentação solo em Salvador, com as peças de Baden Powell, João Pernambuco, Paulinho da Viola e outros.

É motivo de destaque as apresentações de Mário Soares Quarteto, que leva ao público arranjos originais para peças como Autumm Leave (Joseph Kosma), movimentos das Quatro Estações de Vivaldi e Lamento Sertanejo (Dominguinhos/Gilberto Gil), e também o coletivo feminino Jam Delas que apresenta peças como Floresta Azul (Letieres Leite) e A RÃ (João Donato/Caetano Veloso), com direito a improvisos.

Programação

As Ganhadeiras de Itapuã: sexta-feira (8), às 19h30

Mário Soares Quarteto: sábado (9), às 16h

Fábio Caramuru: sábado (9), às 18h30

Jam Delas: domingo (10), às 16h

João Camarero: domingo (10), às 18h30

Já na programação de oficinas, o público vai conhecer e desenvolver técnicas e habilidades nos encontros sobre “Tintas com Pigmentos Naturais”, onde será abordado sobre as características de pigmentos naturais nas culturas indígena e africana, comandada por Ivana Magalhães. Serão abordados os tipos de solos de Salvador e produzidas tintas com terras de diferentes locais. Com elas os participantes poderão produzir suas tinturas e ilustrações.

A oficina “Instrumentos Musicais com Reciclados”, será composta por instrumentos alternativos de material de reaproveitamento e sucata com Mauro Tanaka. Experimentações com sonoridades e materiais diversos farão parte da atividade, na qual os alunos poderão desenvolver e tocar seus instrumentos.

A oficina “Construção de Fotos com Lata/Pinhole” terá a construção de uma câmera fotográfica artesanal com latas reutilizadas é o ponto de partida da atividade comandada por Camila Souza. Com a apresentação de conceitos do funcionamento da técnica da captação de imagens, os alunos terão em seguida uma vivência prática na qual fotografarão – nas proximidades do Museu de Arte Moderna - com as câmeras que acabaram de produzir.

Também acontecerá um passeio conduzido pelo historiador Rafael Dantas, que explicará conceitos sobre técnicas de construção, utilizando elementos naturais no conjunto de edificações que formam o Solar do Unhão, que abriga o MAM-BA.

Um inventário de carbono gerado pelas ações direta das apresentações e oficinas, como transporte de musicistas, uso de diversos materiais etc, será feito durante a realização de todas as atividades. Serão implementadas ações para a compensação ambiental de todo carbono gerado, como o plantio de árvores, compra de créditos de carbono ou outras.

Programação Oficinas

Tintas com Pigmentos naturais: sábado (9) - Turma 1, às 9h. Domingo (10) - Turma 2, às 13h. No Teatro Vila Velha.

Construção de instrumentos musicais: sábado (9) - Turma 1, às 13h. Domingo (10) - Turma 2, às 9h. Teatro Vila Velha.

Construindo uma câmera de foto com lata / pinhole: sábado (9) - Turma 1, às 9h. Domingo (10) -Turma 2 às 9h. No Museu de Arte Moderna da Bahia / Solar do Unhão.

OFICINA e PASSEIO ELEMENTOS NATURAIS: sábado (9) - Turma 1, às 10h. Domingo (10) - Turma 2, às 13h. Museu de Arte Moderna da Bahia / Solar do Unhão

exclamção leia também