30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

CIDADES - 01/01/2023, 15:56 - Pedro Moraes- Atualizado em 01/01/2023, 16:11

Feriado: Fiéis celebram Bom Jesus e Nossa Senhora neste domingo

A procissão marítima aconteceu na região da Cidade Baixa, em Salvador

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes
Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes |  Foto: Reprodução Site Salvador da Bahia /Fábio Marconi

Diversos fiéis celebraram Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem na manhã deste domingo, 1°, na região da Cidade Baixa, em Salvador. Através de uma procissão marítima, o local ficou tomado pela festa, que é considerada uma das mais tradicionais da devoção baiana.

Junto à procissão de Bom Jesus dos Navegantes, também ocorreu uma missa por volta das 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Tradição secular do povo baiano, a celebração foi feita na região da Cidade Baixa e iniciou neste sábado, 31, quando a imagem de Bom Jesus saiu da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem rumo à Basílica de Nossa Senhora da Conceição.

Por volta das 9h de sábado, a galeota responsável por conduzir a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes desceu ao mar. Já pela tarde, por volta das 15h, o arcebispo de Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Santa Missa de embarque, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Leia Mais

Prêmio de mais de R$ 541 milhões da Mega da Virada sai para 5 apostas

1° de janeiro: Veja programação dos festejos do novo ano

Guarda Civil resgata mais de 150 ovos de tartaruga em praia

Uma hora e meia depois, o translado da imagem que foi conduzida, em procissão marítima, aconteceu e teve como destino a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Neste domingo, após a missa, a procissão terrestre, com saída da Basílica e seguindo até o píer da Capitania dos Portos, foi gerada.

Ainda no local, aconteceu um novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota, que voltou em procissão marítima, para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Já por volta das 10h, mais uma missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi celebrada.

Por fim, as festividades permanecem no dia 8 de janeiro, quando vai acontecer a recitação do terço na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e, posteriormente, a celebração de mais uma missa.

exclamção leia também