
A cidade de Feira de Santana marcará presença no cenário global de inovação com a startup Puba, selecionada para representar o Brasil na 4ª Missão de Startups Brasileiras em Singapura, que acontecerá no período de 23 a 31 de outubro deste ano. O destaque da participação vai para as fundadoras Taris Maria e Acsa Magalhães, duas cientistas e empreendedoras que estão à frente do desenvolvimento de soluções sustentáveis com alto potencial tecnológico.
Leia Também:
A missão é promovida pela Embaixada do Brasil em Singapura, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Sebrae, com o objetivo de inserir startups brasileiras em um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo.
Durante a missão em Singapura, as fundadoras participarão de uma agenda estratégica com mentorias em propriedade intelectual, visitas a hubs de inovação e laboratórios de referência, além de sessões de pitching para investidores internacionais no Brazil Demo Day. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e do programa Inova Feira, que trabalham para fortalecer o ecossistema de inovação regional e abrir caminhos para empreendedoras visionárias como Taris e Acsa.
Criada nos laboratórios da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Puba é fruto da trajetória acadêmica e empreendedora de Taris e Acsa. A empresa foi uma das oito startups selecionadas em todo o país para participar da Singapore Week of Innovation and Technology (SWITCH 2025). Focada em nanotecnologia e biotecnologia, a startup desenvolve bioextratos inovadores a partir de plantas e microorganismos, com aplicação sustentável nas indústrias de cosméticos e do agronegócio, promovendo o desenvolvimento de comunidades em regiões áridas, gerando empregos e renda.
“Participar dessa missão representa mais do que uma conquista empresarial. É o reconhecimento do trabalho de pesquisadoras brasileiras que têm apostado em ciência, tecnologia e sustentabilidade como ferramentas para transformar realidades. Vamos mostrar que da Bahia também nascem soluções de ponta para o mundo”, afirmam com orgulho as fundadoras, Taris Maria e Acsa Magalhães.
Além de representar o país em Singapura, a Puba também foi selecionada como uma das 250 finalistas da Slingshot 2025, uma das maiores competições globais voltadas para startups deeptech. A empresa é a única representante do Nordeste na final, que ocorrerá durante a Pré-COP30, no Summit Agenda SP+Verde, em São Paulo, no dia 5 de novembro.
Para Isailton Reis, gerente regional do Sebrae, a trajetória da Puba é uma inspiração. “O protagonismo de Taris e Acsa mostra que o interior da Bahia tem plenas condições de gerar soluções tecnológicas competitivas em nível internacional. O Sebrae tem muito orgulho de apoiar essa jornada”, destacou.