27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Urgente! - 03/10/2025, 08:20 - Da Redação - Atualizado em 03/10/2025, 08:55

Feira de Santana investiga morte suspeita por intoxicação de metanol

Caso pode ser o primeiro registrado na Bahia

Homem morreu com suspeita de intoxicação por metanol em Feira de Santana
Homem morreu com suspeita de intoxicação por metanol em Feira de Santana |  Foto: Valto Novaes/Divulgação

A cidade de Feira de Santana pode ter registrado a primeira morte por intoxicação por metanol. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (3), após apresentar sintomas semelhantes aos de outros casos espalhados pelo país. Exames já estão em andamento para confirmar a suspeita.

Leia Também:

O paciente deu entrada na UPA da Queimadinha, recebeu atendimento, mas evoluiu a óbito. A vítima, de 56 anos, não teve a identidade revelada.

A equipe médica realizará coletas de amostras biológicas para fazer análise laboratorial. O resultado dos exames deve ficar pronto em cerca de sete dias. Até a conclusão da apuração não é possível confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação por metanol.

Orientações da Sesab

A Sesab acionou um protocolo preventivo e passou orientações às unidades de saúde, urgência e emergência de todo o estado, tanto da rede pública quanto da rede privada, para estarem atentas a possíveis quadros compatíveis com intoxicação por metanol. Toda suspeita deve ser comunicada imediatamente.

A medida tem como objetivo permitir que haja uma rápida investigação dos casos e ações necessárias para evitar novas contaminações. Também foram divulgados canais de referência.

Canais de referência:

• Ciatox Bahia – orientações sobre medidas de tratamento: 0800 284 4343;

• Cievs Bahia – investigação e notificação de casos: (71) 99999-1088 | [email protected].

O primeiro caso suspeito será acompanhado com integração entre equipes de vigilância do Estado e do município, com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado.

“As secretarias reforçam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados”, informaram.

exclamção leia também