25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Atenção total! - 02/10/2025, 18:09 - Da Redação

Metanol na 'birita' baiana? Veja tudo o que dizem Sesab e SMS

Secretarias alertam para as unidades de saúde ficarem atentas

Sesab e SMS informaram que não casos de intoxicação por metanol
Sesab e SMS informaram que não casos de intoxicação por metanol |  Foto: Divulgação/Governo de SP

Apesar do alerta estar espalhado por todo Brasil, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (2) que, até o momento, não há registros de intoxicação por metanol no estado. Especificamente em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também deixou a população soteropolitana aliviada ao afirmar que não há casos.

Leia Também:

Para manter o alerta, a secretaria orientou unidades de saúde da rede privada e serviços de urgência e emergência da rede pública a ficarem ligadas em possíveis sintomas relacionados ao problema. Caso haja notificações, estas devem ser comunicadas imediatamente à secretaria, permitindo rápida avaliação e a adoção das providências necessárias.

A Sesab destacou ainda que mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde e com autoridades sanitárias nacionais para acompanhar a situação em outros estados, onde já foram identificados casos suspeitos e confirmados.

A SMS também tranquilizou a galera de Salvador e os turistas que visitam a capital baiana. Além disso, a pasta municipal sinalizou que adotou medidas imediatas de prevenção e intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e demais pontos de venda. A pasta ainda reforçou que objetivo é proteger a população e evitar que episódios semelhantes ocorram na capital baiana.

A diretora de Vigilância da Saúde de Salvador, Andréa Salvador, destacou a necessidade do consumidor ficar atento no momento da compra. "Ler o rótulo é um passo importante para verificar se a bebida traz informações básicas, como validade e fabricante. Além disso, é preciso desconfiar de produtos vendidos a preços muito abaixo do mercado, de embalagens improvisadas ou sem lacre de segurança. Esses cuidados simples ajudam a evitar riscos e garantem mais segurança para quem consome", indicou.

Situação pelo país

De acordo com dados divulgados pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil havia registrado 60 notificações de intoxicação por metanol até esta quinta-feira (2). Até o momento, são 49 casos de suspeita, em três estados: São Paulo, Pernambuco e Brasília. Por outro lado, 11 já foram confirmados. O rapper Hungria é apontado como um desses casos já certos, mas que necessita de confirmação laboratorial em Brasília

A intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, como gin, vodca e uísque, já resultou em internações graves, perda de visão e até mortes em São Paulo nas últimas semanas.

exclamção leia também