24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Operação Pharmaco - 29/07/2025, 22:00 - Da Redação

Farmácias cheias de 'pepinos' são interditadas no Recôncavo

Mais de 48 mil unidades de medicamentos sujeitos a controle especial foram apreendidas

Policiais civis e fiscais participaram da ação
Policiais civis e fiscais participaram da ação |  Foto: Divulgação/PC Bahia

A Polícia Civil (PC) deflagrou a Operação Pharmaco, resultando na interdição de quatro farmácias, no município de Maragogipe, incluindo o distrito de São Roque do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, nesta terça-feira (29). A ação apreendeu 48.960 unidades de medicamentos de controle especial que estavam sendo comercializados ilegalmente. Durante a operação, dois proprietários foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos.

Leia Também:

A operação foi coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), após uma denúncia formal do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF/BA). A denúncia apontava irregularidades graves, como a ausência de responsável técnico, funcionamento com documentos vencidos e a venda ilegal de medicamentos, incluindo anabolizantes e substâncias controladas, em estabelecimentos que não possuíam alvará nem farmacêuticos habilitados.

Imagem ilustrativa da imagem Farmácias cheias de 'pepinos' são interditadas no Recôncavo
Foto: Divulgação/Ascom PCBA

A investigação revelou que as farmácias operavam com múltiplos CNPJs e mantinham vínculos logísticos e jurídicos entre si, com fortes indícios de reincidência em infrações sanitárias e criminais. Os locais estavam sob a gestão de dois núcleos familiares, com atuação concentrada em Maragogipe e Muritiba. Além das infrações administrativas, as condutas observadas podem configurar violações à Portaria nº 457/2024, que regula a comercialização de produtos químicos fiscalizados pela Polícia Civil.

No total, seis farmácias foram fiscalizadas, e quatro foram interditadas. Todos os medicamentos apreendidos estavam armazenados de forma irregular, sem qualquer controle ou observância das regulamentações sanitárias.

Imagem ilustrativa da imagem Farmácias cheias de 'pepinos' são interditadas no Recôncavo
Foto: Divulgação/Ascom PCBA

exclamção leia também