O sistema utilizado pela Secretaria de Educação de Feira de Santana para matrículas e fechamento de cadernetas está fora do ar desde o domingo (22), após a empresa Wimaxi Tecnologia bloquear o serviço. A razão, segundo a empresa, é o atraso de 10 meses no pagamento pela prefeitura da cidade. As informações são do portal Acorda Cidade.
Leia mais:
Colbert Martins deixa prefeitura de Feira com dívida de milhões
Com falta de pagamentos, coleta de lixo é suspensa em Feira de Santana
A Wimaxi, responsável pelo sistema Sagres, explicou que a medida foi uma tentativa de regularizar a situação financeira, já que, mesmo com o atraso, a empresa manteve o sistema funcionando até agora. Segundo a nota divulgada, o serviço será reativado assim que o pagamento for regularizado.
"[...] A empresa reafirma que, uma vez regularizado o pagamento pendente, o serviço será prontamente retomado, mantendo o padrão de excelência que caracteriza nossas entregas. Destacamos ainda que esperamos resolver a situação o mais breve possível para minimizar os efeitos na rotina da Secretaria de Educação, especialmente neste período de matrícula.", diz a declaração.
O bloqueio chega em um momento delicado, durante o período de matrículas e fechamento do ano letivo. Embora as férias escolares estejam em andamento, a suspensão afeta diretamente 223 escolas e mais de 50 mil alunos, além de causar transtornos aos professores, que ficam impossibilitados de acessar as informações essenciais para concluir os procedimentos.
O prefeito da cidade, Colbert Martins Filho, informou que o pagamento será efetuado esta quinta-feira (26).