
Por conta de uma parada programada no sistema de abastecimento, as torneiras dos moradores de Salvador e mais 12 municípios da Bahia estão sem água, desde às 3h da manhã desta terça-feira (5), com previsão de retorno gradual até à noite.
A suspensão temporária foi necessária, segundo a Embasa, para a realização da megaoperação com foco na manutenção e realização de serviços que só seriam possíveis com a rede desativada.
Leia Também:
A previsão é que o abastecimento seja retomado de forma gradual até a noite de hoje, no entanto, é possível que algumas residências demorem até 48 horas para que o abastecimento seja normalizado por estarem em áreas mais altas, por este motivo, é importante que as pessoas afetadas reservem e economizem água durante o período se possível, indica a Embasa.
“Para garantir a continuidade e qualidade do nosso serviço de abastecimento, é necessário que a gente pare amanhã para que a gente possa fazer revisão de alguns pontos do sistema e de equipamentos. Entendemos que há um transtorno gerado à população, mas esse transtorno é pontual, ruim seria a gente estivesse parando (o fornecimento) de forma emergencial e, consequentemente, o impacto para a população seria maior”, afirmou Jairo Lameira, gerente da unidade de produção de água da Embasa.
Diversas cidades afetadas
Os mais de 3 milhões de pessoas afetadas com o interrompimento são de, além de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus.
Também ficam sem água os moradores do distrito de Maracangalha, no município de São Sebastião do Passé, de Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.
De acordo com a Embasa, 500 profissionais, divididos em 50 equipes, atuarão na captação de água na barragem Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e em diversos pontos da rede distribuidora, todos de forma simultânea.
Serão realizados serviços como ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano; substituição de equipamentos como válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal) e melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2 entre outros.
Fale com a Embasa
Qualquer anormalidade como retorno do fornecimento ou coloração ou gosto diferente na água o consumidor deve entrar em contato com a Embasa através do telefone 0800 055 195 e abrir um chamado na companhia.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira