O Exército do Brasil comunicou, nesta segunda-feira, 19, que vai interromper a distribuição de água potável em carros-pipas em função da ausência de recursos financeiros. Acima de tudo, a intervenção atinge diretamente cerca de 26 municípios no estado da Bahia. Segundo informações do Exército, a distribuição de água também está paralisada em 21 cidades em função da chuva forte das últimas semanas.
Há mais de 20 anos, a medida foi instaurada com o objetivo de ajudar famílias afetadas pela estiagem prolongada. Com a missão de atuar na atividade, o Exército informou que os recursos disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional só ajudam a realização das atividades até no máximo 16 de novembro.
Localizada no distrito do Salitre, a comunidade do Pateiro, que fica na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, corresponde a um dos lugares sem distribuição de água potável. Há quatro meses, os moradores dizem que não têm o abastecimento e apoio de carros-pipa.
Leia Mais
PRF monta operação de Natal nas rodovias baianas
Natal deve movimentar R$ 5 bilhões em lojas de shoppings
Ambulantes dormem na porte da Semop na esperança do credenciamento
Somente neste ano, aproximadamente 327 mil pessoas foram atendidas pelo programa por mês, em pelo menos 60 municípios da Bahia, conforme indica o Ministério de Desenvolvimento Regional. O órgão anunciou a liberação de um crédito suplementar no valor de mais de R$ 21 milhões para execução do programa.