
Os candidatos baianos inscritos no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 neste domingo (9) foram recebidos com um esquema especial de acolhimento nas portas de algumas escolas. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC), em parceria com o Governo do Estado, preparou uma ação para auxiliar e incentivar os jovens antes da maratona de provas.
Leia Também:
A iniciativa complementa o benefício do acesso gratuito ao metrô de Salvador e Lauro de Freitas, garantido aos candidatos mediante apresentação do comprovante de inscrição.
Acolhimento e "kits de sobrevivência"
Em Salvador, nos locais de maior fluxo e nas estações de metrô (Lapa, Rodoviária, Acesso Norte e Pirajá), a SEC distribuiu materiais essenciais para o momento do exame.
No Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, a ação foi acompanhada de perto pela coordenadora de comunicação da SEC, Daniela Mota. "Essa é uma ação de apoio aos alunos que farão o Enem. Na correria, às vezes o aluno esquece uma caneta, uma água, então a gente está aqui para animar, assegurar que seja uma prova tranquila, valorizar o protagonismo dos estudantes da Bahia para que eles entendam que a universidade é deles", explicou
O "kit" de acolhimento distribuído aos estudantes é composto por:
➡️ Água
➡️ Canetas pretas (esferográficas de tubo transparente
➡️ Abanadores (ventarolas)
➡️ Uma barrinha de cereal
➡️ Garrafinha de água para recordação
➡️ Material de divulgação, adesivos e tatuagens temporárias
Palavra de carinho e esperança
A Chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes, também esteve presente no Colégio Luiz Viana para recepcionar os candidatos e ressaltar o compromisso da Secretaria com os estudantes.
A gente entende que o Enem é a porta para a universidade. É o acolhimento das pessoas, é recepcionar essas pessoas e é entregar o nosso melhor.
Luciana Menezes

A ação de acolhimento será repetida no próximo domingo, 16 de novembro, dia em que serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
