
Uma esmeralda bruta de 92,5 kg, encontrada na Serra da Carnaíba, no semiárido da Bahia, será leiloada com lance inicial de R$ 100 milhões. A venda será conduzida pela empresa Bid Leilão, responsável pelo certame.
Leia Também:
A joia rara é uma canga de esmeralda, composta por numerosos cristais hexagonais do tipo esmeralda, a maioria em bom estado de preservação. Com dimensões de 68 cm x 43 cm x 40 cm, a pedra foi extraída na região da Serra da Carnaíba, localizada nos municípios de Pindobaçu e Campo Formoso. A cidade exata não foi informada.
Batizada de “Pequena Notável”, a peça faz referência à cantora Carmen Miranda, apelidada assim por sua baixa estatura. Assim como a artista, a esmeralda é considerada “pequena”, mas possui uma impressionante concentração de cristais.
O atual proprietário, um empresário carioca do setor de metalurgia e colecionador de ativos minerais, adquiriu a peça em agosto de 2024. Quase um ano depois, ele decidiu colocá-la à venda.
O leilão será realizado online, em 8 de agosto. Interessados poderão visualizar a pedra pelo site da Bid Leilão ou agendar uma visita presencial no Rio de Janeiro.
A esmeralda não passou por lapidação, permanecendo em seu estado natural, exatamente como foi retirada da mina. O processo de lapidação é o que transforma gemas brutas em joias, como anéis e colares.