
Dizem que, por vezes, é através das dificuldades da vida que as pessoas encontram a oportunidade de dar a volta por cima. E foi justamente em um momento delicado que Luciana Borges, 47 anos, com o apoio de sua filha Natália Borges dos Santos, 24, conseguiu a concretização de um sonho: ter seu próprio empreendimento.
Leia Também:
Foi a partir do desligamento da empresa na qual trabalhava, que Luciana tirou do papel e colocou em execução a sua loja Naluc Festa, localizada no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Situada na Rua da Bélgica, a Naluc é uma empresa que atua com kits de festas e aluguel de pegue e monte.
Em entrevista ao MASSA!, Luciana abriu o coração e contou sobre a realização desse sonho que só foi possível acontecer graças a parceria que existe entre ela e sua filha Natália.
”Eu trabalhava numa empresa de cadeado e essa empresa foi para São Paulo no mês de dezembro do ano passado. Mas antes, em agosto, eu já tinha começado a trabalhar com esse tipo de montagem em casa, revezando com minha atividade da indústria. E pensei: agora é hora de tirar meu sonho do papel e tornar realidade. Eu conversei com a minha filha, estudamos o mercado e vimos a necessidade de abrir uma loja física para poder melhor atender os clientes, já que a gente atendia em casa, porém na garagem”, contou Luciana.

Após a saída da empresa que ela trabalhava como CLT, Luciana não só conseguiu tirar o sonho do papel, como também comprou o espaço onde funciona a sua loja, ficando livre da despesa do aluguel. Para Natália, sua mãe nasceu com o dom e predestinada a ter seu próprio negócio.
“Eu costumo dizer que minha mãe é a mente e o coração. Eu fico mais por trás dos bastidores, na parte administrativa, nas redes sociais. Mas a ideia, a criatividade nas peças, quem pensa e produz é ela. Minha mãe sempre foi a pessoa da família que organizava as festas da casa. É dedicada em tudo que faz. É das mãos dela que saem essas criações lindas e tantas outras que ela tenta deixar do jeitinho que o cliente idealizou”, declarou.
Parceria incondicional
Da mesma forma que Natália se orgulha da mãe que tem, Luciana também se sente realizada e abençoada pela vida da sua filha. “Minha filha é uma benção. Nunca me deu trabalho. Sou suspeita em falar, mas ela é a melhor filha do mundo. Sempre foi uma pessoa muito obediente. Nunca tivemos conflitos. Tudo é resolvido na conversa. A gente consegue se relacionar muito bem então, pra mim, é um presente divino. Tudo que eu faço é pra ela. Ela sabe disso”, disse Luciana emocionada.
Sobre se dedicar ao negócio próprio, Luciana diz estar vivendo a melhor fase. “É muito diferente. Eu sempre fui uma pessoa muito dedicada e, agora, está maravilhoso direcionar minha dedicação e tempo em algo que é meu”.

Desafios da caminhada
Engana-se quem pensa que a caminhada foi fácil. Ainda em entrevista ao MASSA!, Natália relatou os desafios que existem por trás dos bastidores. Contudo, reconhece que apoiar a mãe compensa qualquer dificuldade. “Pra mim, é um grande desafio, porque a minha área de atuação é completamente oposta ao empreendedorismo. Eu sou formada em Humanidades pela UFBA, atualmente eu faço licenciatura em História, já atuo como professora no ensino fundamental 2, também sou pesquisadora na área de História da Educação. Então, empreender tem sido muito desafiador, mas tem esse conforto de estar junto com minha mãe porque eu sei que eu posso contar com ela e ela pode contar comigo”, declarou.