
Ficar encarando as paredes de casa ou a tela do celular pode ser muito entendiante, não é mesmo? Para acabar com a mesmice dos finais de semana - ou daquela folga inesperada no meio da semana -, o Portal MASSA! listou lugares tranquilos e repletos de história e muito ar fresco para você ir quando precisar relaxar e se conectar com a natureza.
Leia Também:
Parque da Cidade - Itaigara
O Parque Joventino Silva é o espaço público com acesso à natureza mais conhecido de Salvador. E a fama não é ‘a troco de nada’, viu? O Parque da Cidade - como ficou conhecido - preserva significativos 724 mil m² de Mata Atlântica e Restinga e é o único local da capital baiana onde você pode encontrar árvores como Oiti, Ipê e Pau-Brasil, além das frutíferas jaqueiras, mangueiras e sapotizeiros.
No Parque da Cidade, que tem acesso gratuito, o público pode ainda desfrutar de espaço para oficina de grafite, circuito de slackline, quadras de futebol e vôlei, pista de skate, ciclovia, parques infantis, espaço para meditação e o Anfiteatro Dorival Caymmi, espaço com arquibancada que recebe shows de grandes artistas locais.
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n - Itaigara
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 4h30 às 22h; Sábados, domingos e feriados, das 4h30 às 19h
Entrada gratuita

Jardim Botânico de Salvador
Localizado no bairro de São Marcos, o Jardim Botânico de Salvador é a opção perfeita para quem deseja aprender mais sobre a Mata Atlântica. O local é uma importante área de estudo, manutenção e conservação do bioma, reunindo cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área. No espaço, os aventureiros ainda podem fazer uma trilha de 795m, passeando por árvores frutíferas nativas e obras de arte.
Endereço: Av. São Rafael, s/n - São Marcos
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada gratuita

Parque Pedra de Xangô
Exaltando a cultura afro-brasileira, o Parque Pedra de Xangô é o espaço ideal para quem deseja um contato ancestral com a natureza. Com religiosidade forte, o espaço é o primeiro no Brasil a levar o nome de um orixá, referenciado na pedra de Xangô, símbolo sagrado tombado como patrimônio cultural de Salvador.
Totalmente reformado, o local conta com um lago artificial, memorial com auditório e uma cantina.
Endereço: Av. Assis Valente, 1266 - Cajazeiras X
Horário de funcionamento: Parque - aberto 24h; Memorial - terça a sexta, das 8h às 16h
Entrada gratuita

Parque de Pituaçu
O Parque Metropolitano de Pituaçu é um dos principais locais de conservação da Mata Atlântica e se configura como a maior reserva ecológica da capital baiana. Além do contato intenso com a natureza, o público também pode apreciar o Espaço Mario Cravo, onde as obras do artista estão expostas de forma permanente em vários lugares do parque.
Endereço: R. Manoel Antônio Galvão, 4 - Pituaçu
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h
Entrada gratuita

Parque do Queimado
Rodeado de árvores imponentes, o Parque do Queimado abrigou a primeira central de tratamento e distribuição de águas do Brasil. Com mais de 10 mil m², o espaço abriga mudas de Ipê, Jacarandá e Pau-Brasil, que podem ser apreciadas ao som de uma boa música, já que o local funciona como a sede do NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.
Endereço: R. Saldanha Marinho, 10-32 - Caixa d'Água
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 20h; Domingo, das 10h às 13h
Entrada gratuita

Parque das Dunas
O maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil está localizado em Salvador e com fácil acesso para quem deseja um dia em contato com a natureza cheio de emoções. Com seis milhões de metros quadrados, o Parque das Dunas é o último manancial urbano do país e conta com montanhas de areia branquinhas que podem ser observadas do mirante.
O que, à primeira vista, parece não ser nada muito interessante, abre portas para o contato com diversas espécies de insetos, aves, anfíbios e répteis, além de auditório, salas de aulas, centro de compostagem, horto de restinga, minhocário, biblioteca e praça recreativa.
Endereço: R. José Augusto Tourinho Dantas, 1001 – Praia do Flamengo
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 07h às 17h; Sábados, das 07h às 13h
Entrada gratuita - Trilha agendada através dos telefones (71) 98888-0188 / (71) 98740-6163

Parque Lagoa dos Dinossauros
Xodó das crianças, o Parque dos Dinossauros mostra, de maneira lúdica e envolvente, a história e ciência de habitantes antigos do planeta Terra. As esculturas em tamanho real deixam o espaço, que tem vegetação nativa da Mata Atlântica, ainda mais interessante. Além de toda a interatividade, os 16.470 m² de lagoa podem ser contemplados pelo público com uma super estrutura de espaço de convivência, pergolado, anfiteatro e quiosques.
Endereço: Av. Prof. Manoel Ribeiro, 618 - Costa Azul
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h
Entrada gratuita
