
O Einstein Hospital Israelita, em parceria com a organização social Vale do Dendê, lançou a Jornada de Formação dos Empreendedores da Economia Real do Cabula, em Salvador. O programa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento econômico e social do bairro, com foco especial em negócios liderados por mulheres e na geração de oportunidades de emprego e renda.
Leia Também:
A iniciativa é voltada a microempreendedores individuais (MEIs) e empreendedores em processo de formalização que atuam nos setores de moda, gastronomia, corte e costura e artesanato. O processo seletivo, conduzido pela Vale do Dendê, recebeu quase 60 inscrições e selecionou 50 participantes, com base em critérios de perfil, inovação e sustentabilidade.
A proposta surgiu a partir de uma pesquisa realizada nas comunidades do Cabula, que identificou a falta de emprego e de oportunidades como os principais desafios locais. A partir desse diagnóstico, a jornada foi estruturada com o propósito de estimular o empreendedorismo, fortalecer negócios de impacto social e ampliar a empregabilidade.

Com duração de oito semanas, o programa combina atividades presenciais e online, totalizando 17 encontros, entre aulas, mentorias e visitas técnicas. Os encontros presenciais acontecem no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade 100% SUS administrada pelo Einstein, e são conduzidos por consultores da Vale do Dendê.
A empreendedora Elaine Cristina da Silva Costa, criadora da marca Coma Mais Saudável, é uma das participantes e destacou a importância da capacitação para o crescimento profissional e pessoal.

“Já participei de outra formação e conheço a qualidade e a competência das acelerações da Vale. Toda vez que houver oportunidade, estarei dentro. Empreender não é fácil, mas estudar o mercado e se dedicar com disciplina é o que faz a diferença”, afirmou Elaine.
Ela também deixou uma mensagem de incentivo às mulheres da comunidade: “Que se agarrem aos seus sonhos e busquem formação. O conhecimento é a maior arma que temos. É preciso cuidar de si para que o negócio também vá bem, o PJ só tem sucesso quando o PF está equilibrado.”
O conteúdo da formação abrange temas como planejamento financeiro, estratégias de mercado, autoconhecimento e empoderamento feminino. Ao final do curso, os participantes terão a oportunidade de expor seus produtos na Feira de Empreendedores – Festival Afrofuturismo Ano VII, que será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador. Durante o evento, haverá uma batalha de pitchs, na qual os empreendedores apresentarão seus projetos para concorrer a premiações. O resultado final será divulgado no dia 10 de dezembro.

Segundo Santiago Narino, especialista de Sustentabilidade do Einstein, a jornada reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento humano e comunitário.
“Essa iniciativa reflete o compromisso do Einstein com a promoção da saúde integral e o desenvolvimento das comunidades onde atua. Gerar oportunidades e apoiar o empreendedorismo local é também uma forma de cuidar das pessoas e ampliar o impacto social da nossa atuação”, destacou.
*Sob supervisão do editor Anderson Orrico