
Entidades sem fins lucrativos, como associações, cooperativas e fundações, em especial aquelas formadas por pessoas em situação de vulnerabilidade ou ligadas a programas de combate à pobreza e a outras frentes sociais, podem se inscrever no edital lançado pelo Governo do Estado, no valor de R$ 3 milhões, para impulsionar o empreendedorismo negro da Bahia.
Leia Também:
Organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), o edital permite que esse público apresente as propostas de suas iniciativas. Aquelas que forem selecionadas receberão recurso financeiro e capacitação do projeto. A expectativa é que os projetos aprovados entrem em execução ainda no primeiro trimestre de 2026.
“O objetivo é apoiar projetos que fortaleçam a inclusão socioprodutiva da população negra, em duas frentes principais: incentivo ao empreendedorismo negro e apoio à comercialização. Na prática, o edital funciona a partir da apresentação de projetos por parte das instituições interessadas. Esses projetos devem contemplar três eixos principais. Assim, ele garante suporte a projetos de apoio técnico e material para impulsionar empreendimentos negros, promovendo autonomia, geração de renda e fortalecimento da economia inclusiva”, explicou a titular da Sepromi, secretária Ângela Guimarães.
Ainda segundo a gestora, os três eixos são: 1 – Mapeamento e apoio a ações produtivas ligadas diretamente a iniciativas de empreendedorismo negro; 2 – Aquisição de equipamentos e insumos, com detalhamento sobre como esses recursos serão utilizados para fortalecer os empreendimentos; 3 – Realização de oficinas e formações, abordando temas como combate ao racismo e à intolerância religiosa, introdução às práticas empreendedoras (com foco em planejamento estratégico) e atividades práticas para o desenvolvimento do negócio, incluindo precificação, educação financeira e gestão sustentável.
As propostas devem ser apresentadas até o dia 6 de outubro deste ano, por postagem (SEDEX ou carta registrada) ou entrega presencial (das 9h às 17h), na Av. Manoel Dias da Silva, n.º 2.177 – Pituba – CEP 41.830-000 – Salvador – Bahia.