A Bahia registrou a maior variação de crescimento turístico entre os estados brasileiros no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 7,3% nas atividades turísticas em comparação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento é significativamente superior à média nacional, que avançou apenas 0,4%. Esse número, claro, tem forte influência do Carnaval de Salvador e das festas populares e religiosas que rolaram no estado.
O crescimento expressivo do turismo na Bahia foi impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento de 11,2% no fluxo de passageiros nos principais aeroportos do estado – Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista – em comparação ao primeiro trimestre de 2023. Esse incremento foi observado tanto em voos domésticos quanto internacionais.
Leia mais:
"Pilar da Seap vai ser a ressocialização", garante secretário
Vixe! Mais de 39 mil dados bancários vazam do Banco Central
A taxa média de ocupação hoteleira em Salvador também apresentou um desempenho positivo, alcançando 69,0% no primeiro trimestre de 2024. Este resultado foi 0,7 pontos percentuais superior ao mesmo período do ano anterior, marcando a segunda melhor taxa média desde 2019.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria do Turismo, a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.