28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Entrou água, pai! - 27/12/2023, 17:49 - Jacson Brasil

Dos 10 feriados nacionais, em 2024, 4 cairão no fim de semana

Haverá apenas dois feriadões no próximo ano

Calendário passou a ter 10 datas vermelhas
Calendário passou a ter 10 datas vermelhas |  Foto: Reprodução / Freepik

Aqueles que já estão pensando nos planos para o ano de 2024, incluindo viagens, eventos ou simplesmente momentos de descanso durante os feriados, devem ficar cientes de que três datas importantes no calendário ocorrerão aos sábados e outra, no domingo. Isso significa que feriados de final de semana terão impacto limitado.

Haverá apenas dois feriadões no próximo ano. O primeiro ocorrerá em 29 de março, quando a Sexta-feira da Paixão será celebrada, e o segundo será em 15 de novembro, o Dia da Proclamação da República, que também coincidirá com uma sexta-feira. Vale mencionar o Carnaval, que, embora não seja um feriado nacional, acontecerá em 13 de fevereiro, na tradicional terça-feira de folia.

Na Bahia, o dia de São João, em 24 de junho, também é celebrado, proporcionando uma folga adicional, já que muitos municípios concedem ponto facultativo e empresas liberam seus funcionários. A folga junina será em uma segunda-feira.

Em 2024, infelizmente, haverá quatro feriados nacionais que coincidirão com o fim de semana. A lista inclui o Dia de Tiradentes em 21 de abril, que será um domingo. A Independência do Brasil, em 7 de setembro, será celebrada em um sábado. Além disso, os feriados de 12 de outubro (Padroeira do Brasil) e 2 de novembro (Finados) também cairão em um sábado.

Falando em novembro, o mês ganhou um terceiro feriado nacional a partir do próximo ano. No dia 20, será comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o território nacional. O projeto de lei foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro, após ter sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês anterior.

Atualmente, essa data é feriado apenas em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.200 cidades, por meio de leis municipais e estaduais. Como mencionado anteriormente, em novembro já existiam dois feriados: dias 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República).

Feriados nacionais de 2024

1º de janeiro (segunda-feira) - Confraternização Universal

29 de março (sexta-feira) - Sexta-feira Santa

21 de abril (domingo) - Tiradentes

1º de maio (quarta-feira) - Dia do Trabalhador

7 de setembro (sábado) - Independência do Brasil

12 de outubro (sábado) - Padroeira do Brasil

2 de novembro (sábado) - Finados

15 de novembro (sexta-feira) - Proclamação da República

20 de novembro (quarta-feira) - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

25 de dezembro (quarta-feira) - Natal

exclamção leia também